Polícia

Trump e Putin voltam a negar ingerência da Rússia nas últimas eleições dos EUA

Putin e Trump deram entrevista coletiva em Helsinque, onde se reuniram mais cedo.

Por G1 16/07/2018 16h04
Trump e Putin voltam a negar ingerência da Rússia nas últimas eleições dos EUA
Donald Trump e Vladimir Putin se cumprimentam nesta segunda-feira (16) em coletiva de imprensa após reunião em Helsinque, na Finlândia - Foto: Leonhard Foeger/Reuters

Os presidentes russo Vladimir Putin e americano Donald Trump voltaram a negar nesta segunda-feira (16) que tenha havido uma interferência da Rússia nas últimas eleições dos Estados Unidos, nas quais Trump foi eleito presidente. Os dois líderes fizeram as declarações em uma entrevista coletiva conjunta, após uma reunião de cerca de duas horas em Helsinque, na Finlândia.

Nos EUA, a suposta ingerência russa é tema de investigação. Na última sexta-feira, o Departamento de Justiça dos indiciou 12 russos por conspiração por hackear o comitê do Partido Democrata durante as eleições.

"Tive que repetir o que já disse muitas vezes: o governo russo nunca interferiu e nunca vai interferir nos assuntos internos dos Estados Unidos, inclusive no processo eleitoral", disse Putin.

O presidente russo disse que, se houver um pedido formal da investigação do suposto conluio eleitoral para questionar suspeitos, ele será atendido pelas autoridades russas. Mas afirmou que, em contrapartida, quer interrogar agentes americanos suspeitos de "atos ilegais" contra a Rússia.

Segundo Putin, a Rússia suspeita que agentes da inteligência americana estiveram envolvidos em canalizar US$ 400 milhões de um empresário para a campanha eleitoral de Hillary Clinton, candidata que concorreu contra Trump.

O presidente americano também negou qualquer ingerência russa. Segundo ele, esse tema foi discutido em boa parte do encontro.

"Não houve nenhum conluio. Não conhecia o presidente [Putin]. Não havia ninguém com quem conspirar", reforçou Trump.

O americano afirmou que fez uma brilhante campanha, venceu a democrata Hillary Clinton com facilidade e "por isso é presidente".

Diálogo construtivo

Na coletiva, Putin disse que a conversa desta segunda tem a intenção de restaurar a confiança na relação entre Estados Unidos e Rússia. Para Trump, o "diálogo construtivo" entre os dois países abre novos caminhos para a paz. Mais cedo, o presidente americano disse que o encontro foi "um bom começo".

"A Guerra Fria terminou há muito tempo. A época do antagonismo ideológico entre dois países é coisa do passado. A situação no mundo mudou radicalmente", disse Putin.

Segundo Putin, não há "razões sólidas" para relações tensas entre os dois países. Trump mencionou que a relação bilateral estava ruim, mas que isso havia mudado com a reunião desta segunda. Segundo o presidente americano, os EUA foram "tolos" no seu relacionamento prévio com a Rússia.

"Nossa relação nunca esteve pior. No entanto, isso mudou há cerca de quatro horas. Realmente acredito nisso", disse Trump.

Durante a coletiva, Putin entregou uma bola oficial da Copa do Mundo a Trump. Trump agradeceu pelo presente e disse estar confiante de que EUA, México e Canadá organizarão em 2026 uma Copa do Mundo tão bem-sucedida como a da Rússia.

Proliferação nuclear

Minutos antes da coletiva, um manifestante foi retirado por seguranças da sala de imprensa após tentar fazer um protesto. O indivíduo estava sentado entre os jornalistas americanos e tentou exibir um cartaz que defendia um tratado de proibição de armas nucleares.

Os dois líderes também discutiram a proliferação nuclear no mundo. Putin disse que os progressos conseguidos na península coreano foram, em grande parte, graças ao envolvimento de Trump.

Mas o presidente russo disse que expressou sua preocupação pelos EUA terem saído do acordo com o Irã, no qual os países signatários encerraram sanções ligadas ao programa nuclear iraniano, em troca de seu desmantelamento.

“Mencionamos nossa preocupação pela retirada dos EUA do JCPOA. Graças ao acordo nuclear iraniano, o Irã passou a ser o país mais controlado do mundo”, disse Putin.

Atuação na Síria

Os dois líderes também afirmaram que estão explorando maneiras de proteger Israel do confronto que ocorre perto da sua fronteira com a Síria. Putin e Trump não se comprometeram com nenhuma ação específica, mas disseram que garantir a segurança de Israel era uma prioridade.

Na guerra civil na Síria, a Rússia apoia o governo de Bashar al-Assad em seus esforços para derrotar os rebeldes. Os EUA atuam na Síria por meio da presença de forças especiais e ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico. Mas, recentemente, atacou estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta a um suposto ataque químico contra a cidade de Duma lançado pelo regime sírio.

Israel está preocupado com a presença do Irã na Síria, o que considera uma ameaça. Forças e representantes do Irã vêm lutando em apoio ao governo sírio.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apelou tanto a Trump quanto a Putin para que eliminem a presença iraniana na região.