Mundo

Observadores dizem que rainha Elizabeth II mandou ‘recados’ para Trump através de broches

Por G1 19/07/2018 08h08
Observadores dizem que rainha Elizabeth II mandou ‘recados’ para Trump através de broches
Rainha Elizabeth II com broche que usou no funeral da Rainha Mãe. - Foto: Reprodução/Internet

Especialistas em moda e na família real britânica observaram o que seriam sutis sinais de desagrado enviados pela rainha Elizabeth II durante a visita de Donald Trump ao Reino Unido, na semana passada. Famosa por sua coleção de broches, ela teria usado as joias para enviar os recados.

Proibida de se pronunciar politicamente, frequentemente a rainha é alvo de insinuações de que enviaria mensagens veladas através das escolhas de seu figurino.

Em geral, ela costuma combinar seus broches com as cores das bandeiras ou com símbolos que homenageiem países ou líderes que recebe ou o tipo de cerimônia das quais participa. Muitas vezes ela também escolhe joias que ganhou como presentes de Estado dos locais de onde são os visitantes.

Como observou inicialmente uma usuária do Twitter e confirmou a colunista de moda Hadley Freeman, do jornal “The Guardian”, no dia em que Trump e a primeira-dama dos EUA, Melania, chegaram ao Reino Unido, a rainha foi vista usando um broche simples, que ganhou em 2011 de Barack Obama.

Mas o que poderia ser interpretado inicialmente como uma homenagem ao país despertou suspeita porque foi um presente pessoal do ex-presidente e de sua mulher, Michelle, como um símbolo de amizade. Além disso, a rainha possui diversas outras peças mais representativas que remetem aos Estados Unidos e poderia ter escolhido alguma que não tivesse conexão tão direta com o político que Trump mais gosta de criticar.

Ainda durante a estada do presidente americano no Reino Unido, a rainha recebeu no Castelo de Windsor o rei e a rainha da Bélgica, Phlippe e Mathilde, e foi fotografada ao lado deles usando um broche que recebeu de presente do Canadá.

O país, que faz parte da Commonwealth, foi recentemente duramente criticado por Trump. E, no que seria outra sutil referência, o broche em questão, com safiras em diversos tons de azul, tinha o formato de um floco de neve. Floco de neve, ou “snowflake” é um apelido que o presidente americano usa com frequência para satirizar seus críticos.

Esta teria sido a primeira vez que Elizabeth II foi vista com o broche, já que todas as vezes que quis homenagear o Canadá ela usou outro, na forma de uma folha de “maple”, como a que adorna a bandeira daquele país.

O recado mais pesado, porém, foi guardado para o último dia da visita de Trump, justamente aquele no qual a rainha recebeu Trump e Melaniapara um chá no Castelo de Windsor.

Muita gente reconheceu o casaco e o chapéu azuis da soberana: foram os mesmos que ela usou no pronunciamento de abertura do Parlamento Britânico em 21 de junho de 2017, o primeiro do tipo após a aprovação do Brexit (embora tenha substituído as flores do chapéu por um laço desta vez), um dia considerado bastante “difícil” para a rainha e o país.

Para arrematar, o broche lembrava uma data ainda mais dramática: a joia de diamantes ficou famosa quando foi fotografada na lapela de Elizabeth I, a Rainha Mãe, durante o funeral do rei George VI, pai de Elizabeth II.