Litoral

Animais marinhos fazem ‘aparições’ durante o fim de semana no litoral alagoano

Um peixe-boi, duas tartarugas e um golfinho foram analisados pelo Biota

Por 7Segundos 23/07/2018 10h10
Animais marinhos fazem ‘aparições’ durante o fim de semana no litoral alagoano
Espécie da baleia ainda não identificada - Foto: Biota/Cortesia

Ambientalistas do Instituto Biota de Conservação tiveram um fim de semana agitado na capital alagoana. O surgimento de animais marinhos vivos e mortos no litoral foi motivo de trabalho para pesquisadores e diversão para turistas e nativos que viram até um peixe-boi ‘passeando’ pelo mar de Ponta Verde.

O surgimento inesperado do peixei-boi se deu na manhã do domingo (22). O animal nadou próximo à costa. Alguns banhistas chegaram a pensar que o animal havia encalhado e acionaram os biólogos do Biota, mas tudo não passou de uma curiosidade do animal, reintroduzido à natureza por meio do Projeto Peixe Boi que atua na Costas dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas.

Também na orla de Maceió, duas tartarugas e um golfinho foram encontrados na praia de Paripueira. Uma das tartarugas estava viva, mas debilitada e precisou ser levada ao centro de reabilitação,também na capital. O biólogo Bruno Stefanis relatou acreditar que a tartaruga estivesse à deriva há longo tempo.

A outra tartaruga e o golfinho foram encontrados sem vidas e devem passar por exames laboratoriais devem apontar a causa da morte dos animais marinhos.

Tubarões
Na sexta-feira (20), dois tubarões lixas foram capturados por pescadores na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte alagoano. Como a espécie está ameaçada de extinção e não é comum no litoral de Alagoas, os especialistas do Biota ficaram com as  cabeças dos tubarões para estudo.

Baleia
Na quinta-feira (19), uma equipe do monitoramento do Biota encontrou a carcaça do crânio de uma baleia adulta. Os restos mortais foram encontrados em local de difícil acesso, no povoado Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia. Uma equipe foi até o local para fazer coleta e tentar identificar a espécie e causa da morte.