Geral

Rui Palmeira participa da abertura da 70ª reunião da SBPC

Por Assessoria 23/07/2018 09h09
Rui Palmeira participa da abertura da 70ª reunião da SBPC
Rui Palmeira participa da abertura do 70º Reunião Anual da SBPC - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou, na noite deste domingo (22), da solenidade de abertura da 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento científico da América Latina, realizado pela primeira vez em Maceió. A abertura foi realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

“Para nós é motivo de muito orgulho receber mais um evento de grande porte nacional e tão importante, dessa vez um evento que promove a educação, a ciência e tecnologia. É a primeira vez a SBPC acontece em Maceió e a Prefeitura não poderia deixar de apoiar este belíssimo evento para o desenvolvimento a pesquisa científica. Certamente, grandes ideias surgirão aqui”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O congresso anual da SBPC acontece oficialmente de 22 a 28 de julho, porém desde a última quinta-feira (19) tem sido realizadas ações com intuito de preparação para as atividades científicas. Mais de 16 mil pessoas são esperadas para participar da 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Para o presidente da SBPC, Ildeu de Castro, o objetivo do encontro em Maceió é de desenvolver a produção científica local. “Desejamos que o encontro traga um legado em torno do debate da ciência, tecnologia, educação para o estado. Por isso convidamos toda a população a participar, o encontro é gratuito. O segundo objetivo é debater a situação do país. Somos uma entidade nacional e precisamos pontuar o momento que o Brasil se encontra no que concerne ao período eleitoral e as políticas públicas diante da grave crise que vivemos nas instituições de pesquisas em todo o país”, destacou.

“É de uma importância tamanha, por ser a maior reunião científica de um país e porque não dizer da América Latina. Estamos no septuagésimo encontro da SBPC e comemorando essa data em Maceió, em Alagoas, é um motivo de muito orgulho. De fato, uma oportunidade de conhecer grandes nomes da ciência para nós que fazemos parte da Educação do município”, salientou a titular da Secretaria Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.

Alunos, monitores, servidores, avaliadores e docentes, são mais de mil pessoas envolvidas diretamente na realização do evento, uma oportunidade ímpar de ver de perto o que há de mais inovador nas pesquisas científicas de todo o país.

“São mais de mil apresentações de trabalhos, além dos 400 temas voltados para a educação apresentados entre os dias  19 a 21 em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maceió. É uma grande maratona, um evento singular que possui uma dinâmica enorme que reúne mais de 140 sociedades científicas das mais diferentes áreas do conhecimento. A SBPC é uma instituição tradicional com reuniões anuais trazendo que busca apresentar e devolver para a sociedade o que há de mais inovador, além de fomentar o debate que os caminhos que a ciência e tecnologia devem seguir no nosso país. O povo alagoano não pode perder essa oportunidade de participar de um evento como este”, pontuou o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira da Cruz.