Região Metropolitana de Maceió

Prefeitura de Marechal Deodoro comemora 427 anos de fundação do município

Além da fundação do município, no dia 05 de agosto também é comemorado 191 anos do nascimento do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca

Por Assessoria 27/07/2018 10h10
Prefeitura de Marechal Deodoro comemora 427 anos de fundação do município
Prefeitura de Marechal Deodoro - Foto: Divulgação

No dia 5 de agosto, a Prefeitura de Marechal de Deodoro celebra o aniversário de 427 anos de fundação do município e o aniversário de 191 anos do seu filho mais ilustre em uma programação de uma semana de atividades.

Este é o segundo ano que a Prefeitura de Marechal Deodoro resgata a tradição de comemorar o aniversário de fundação do município, que diferentes dos demais, não foi emancipado, e sim, fundado. Nesta mesma data, a primeira capital do Estado também comemora o aniversário de nascimento do primeiro Presidente do Brasil, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

Para comemorar esta data histórica, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar uma série de evento no município. A programação terá início no dia 1º de agosto e segue até o dia 05. Durante cinco dias serão realizadas uma série de ações em diversos bairros e povoados de Marechal Deodoro, como inauguração de diversas obras, atividades culturais, início de importantes obras, alvorada festiva e shows artísticos.

Além disso, a programação contará ainda com a segunda edição do Viva Marechal, desta vez realizado no Conjunto Terra da Esperança, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, educação de trânsito e apresentações culturais.

História

Marechal Deodoro foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma. Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817 a Vila passou a ser a Capital da Província das Alagoas. Em 08 de março de 1823 foi elevada à categoria de cidade.

O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional.