Geral

Viva Marechal: 2ª edição acontece nos conjuntos Terra da Esperança e José Dias

Evento faz parte das comemorações dos 427 anos de fundação do município e 191 anos do nascimento do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca

Por Assessoria 30/07/2018 11h11
Viva Marechal: 2ª edição acontece nos conjuntos Terra da Esperança e José Dias
Viva Marechal - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marechal Deodoro realizará, na próxima quinta-feira (02), a segunda edição do programa “Viva Marechal: Prefeitura nos Bairros”. Desta vez, o evento acontece nos conjuntos Terra da Esperança e José Dias, e faz parte da programação do aniversário de 427 anos da fundação do município e 191 anos do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

Durante a ação, serão oferecidos serviços nas áreas de Saúde, Educação, Cultura Assistência Social, Meio Ambiente e Esportes para os moradores de todos os conjuntos residenciais localizados no entorno da Terra da Esperança e José Dias.

O Viva Marechal tem início a partir das 07h30. Os serviços de Saúde serão realizados na Unidade de Saúde José Dias/Terra da Esperança. Já as atividades de Educação, Esportes e Assistência Social serão realizadas em arenas montadas nas quadras do Conjunto Terra da Esperança. As atividades de Meio Ambiente serão realizadas na comunidade.

Inaugurações e obras

Durante a segunda edição do Viva Marechal, o prefeito Cláudio Filho Cacau vai reabrir a Casa da Sopa Santa Clara. O prédio está passando por uma manutenção geral na estrutura e maquinário e vai reabrir para voltar a ofertar alimentação de qualidade para os moradores da Terra da Esperança e Região.

Além disso, durante o Viva Marechal, a Prefeitura também vai iniciar a obra de pavimentação da rua da Casa da Sopa, possibilitando aos moradores da região mais uma via de acesso aos conjuntos.

Saúde

Na Saúde, serão ofertados exames laboratoriais, ecocardiograma e ultrassom, além de atendimento médico especializado nas áreas de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia e urologia. Os serviços serão realizados na Unidade de Saúde do José dias e Terra da Esperança, a partir das 07h30 da manhã.

Assistência Social

Já a Secretaria de Assistência Social ofertará atendimento para o Bolsa Família, oficina de educação alimentar e culinária com o Sesi Mesa Brasil, tenda de beleza, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e roda de conversa e panfletagem com a equipe do CREAS. O CRAS também participará com plantão social, horta suspensa, oficinas e aulas de zumba.

Durante o Viva Marechal, também serão ofertados emissão de segunda via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

Casamento Comunitário

A grande novidade dessa edição é a realização do Casamento Comunitário em parceria com a Justiça. Os casais interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), até o dia 01 de agosto, se cadastrar e informar dos procedimentos para dar entrada no processo. No total, serão ofertados 50 casamentos.

Educação, Esportes e Educação de Trânsito

A Secretaria Municipal de Educação está organizando apresentações de dança, banda fanfarra, maratona esportiva e oficinas de teatro, judô e artesanato com materiais recicláveis. Além disso, a SMTT levará o circuito de educação para o trânsito e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizará um Torneio de Futsal, durante a noite.

Cinema e Cultura

Nesta edição, o programa municipal Viva Marechal traz outras novidades. Iniciando na noite da quarta-feira (01), a comunidade da Terra da Esperança, Conjunto José Dias e proximidades, terá uma noite de cinema. Um caminhão com telão irá exibir um filme surpresa, disponibilizando 250 cadeiras e saquinhos de pipoca.

Meio Ambiente

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA) farão um trabalho de sustentabilidade com o plantio de mudas e hortas, além da limpeza do local com uma equipe de jardinagem. A SEMMA também fará a implantação de lixeiras de pneus e divulgação da campanha de coleta seletiva.