Capital

Maceió: veículos transportam mais de 1 milhão de passageiros de forma irregular

Por 7Segundos, com Ascom 03/08/2018 11h11
Maceió: veículos transportam mais de 1 milhão de passageiros de forma irregular
Veículos clandestinos já transportam mais de um milhão de passageiros - Foto: Ascom SMTT

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) emitiu nota à imprensa informando que na capital alagoana mais de um milhão de passageiros são transportados de forma irregular. O levantamento corresponde a estudo realizado nos primeiros seis meses de 2018 e ao transporte realizado em vários bairro de Maceió. Segundo nota, o Sinturb teria registrado a presença de mais 730 veículos que realizam transporte de forma clandestina.

É também de fiscais do Sinturb a matemática de que os mais de 700 veículos realizando ao menos uma viagem por dia, e transportando quatro passageiros, fariam o transporte de cerca de três mil passageiros por dia, 90 mil por mês e mais de um milhão por ano.

Apesar das estatíticas de perda de passageiros para os clandestinos, o setor segue sem investir em melhorias e descumpre Leis Municipais como a que obriga as empresas a retirar a catracas elevadas, a implantar o botão do pânico nos coletivos ou a retirada dos outbus do ônibus.

Leia trecho da nota:

“Este é só um cálculo que leva em consideração apenas uma viagem de cada transporte irregular, mas na realidade, através dos nossos registros sabemos que os motoristas fazem diversas viagens. Esse tipo de transporte irregular representa um prejuízo grande para as empresas e também a impossibilidade de garantir novos investimentos. O transporte clandestino é um serviço sem regulamentação, que prejudica diretamente o equilíbrio econômico-financeiro das empresas.”, explica Fernando Paiva, jurídico do Sinturb.

Ainda de acordo com o jurídico, o clandestino não paga tributos e também não honra com os benefícios tarifários essenciais, como meia tarifa para estudante e gratuidade para idosos e passageiros especiais.

De acordo com o Sinturb, dos 730 veículos que foram flagrados fazendo o transporte irregular de passageiros em Maceió, 20% são de carros comuns de placas cinza, vans complementares representam 30%. O dado mais preocupante, é que o maior registro de clandestino é feito por veículos táxis credenciados pela Prefeitura de Maceió, 50% dos veículos flagradas eram táxis regulares.

“Em bairros como Bebedouro, Chã da Jaqueira, Vergel do Lago, Benedito Bentes, Tabuleiro e Ponta verde, é possível ver veículos pequenos ou vans, taxis credenciados e licenciado pela prefeitura, todos fazendo paradas e recolhendo passageiros. E isso acontece de forma diária, alguns já criaram rotas específicas e todos os dias fazem o transporte clandestino.”, afirma Paiva.

Queda de passageiros

O transporte clandestino é uma das principais causas de perda de passageiros, em seis meses de 2018, as empresas já registram a queda de 19%.

Em dados é possível comprovar a diminuição de passageiros, na época (2014) em que as quatro empresas venceram a licitação, transportava-se em média 6.986.301,83.

Atualmente a média caiu para 5.650.655,93, uma queda de 19%, a maior queda dos últimos 4 anos. Em 2015 o Sinturb registrou uma queda de 1%, em 2016 passou pra 9% e 2017 um declínio de 18% acumulados.