Política

PCdoB diz que Manuela será vice na chapa do PT com Haddad ou Lula

Por Uol 06/08/2018 18h06
PCdoB diz que Manuela será vice na chapa do PT com Haddad ou Lula
Manuela d'Ávila admite abrir mão de candidatura por união da esquerda - Foto: Reprodução/JConline

Em nota divulgada nesta segunda-feira (6) pela Comissão Executiva Nacional do partido, o PCdoB afirmou que Manuela D'Ávila será a candidata a vice na chapa liderada pelo PT à Presidência da República, seja o candidato petista o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou Fernando Haddad.

No domingo (5), o PT anunciou que o ex-prefeito de São Paulo será registrado como candidato a vice-presidente na chapa que tem Lula à frente na disputa pelo Planalto.

Nesta segunda, o PCdoB afirmou que, se a candidatura de Lula não for barrada pela Justiça Eleitoral, a ex-deputada federal Manuela D'Ávila irá compor a chapa como candidata a vice, no lugar de Haddad. Já se o nome de Lula for barrado pela Lei da Ficha Limpa, Manuela assume o posto de vice, na chapa liderada por Haddad, segundo afirmou o partido comunista.

"Face à circunstância excepcional em que o ex-presidente Lula está arbitrariamente preso, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será registrado como vice-presidente para vocalizar a orientação do ex-presidente até que se esclareça a estabilidade jurídica da candidatura de Lula. A seguir, em qualquer circunstância, Manuela será candidata a vice-presidente, seja com o deferimento ou não da candidatura de Lula", diz a nota.

"Haddad e Manuela irão liderar ombro a ombro a jornada desde já em todo o país", continua o texto do PCdoB.

Nesta terça, Haddad e Manuela farão seu primeiro pronunciamento juntos após o anúncio da aliança entre seus partidos.

O PROS também estará na coligação para a eleição presidencial com PT e PCdoB. O PCO informou que apoiará a chapa petista, mas sem firmar coligação.