Brasil

Navio 'iça' 1.200 kg de cocaína de barco em SP

Ação da PF e Receita Federal no Porto de Santos, impediu o envio do carregamento

Por G1 09/08/2018 08h08
Navio 'iça' 1.200 kg de cocaína de barco em SP
Droga estava em bolsas pretas. - Foto: Cortesia

Imagens captadas por câmeras de monitoramento do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registraram quando traficantes internacionais de drogas içam mais de 1,2 tonelada de cocaína para um navio atracado em um terminal marítimo. Ninguém foi preso, mas o entorpecente foi encontrado a bordo, após uma varredura feita por autoridades federais.

O embarque ilegal foi flagrado durante a madrugada de terça-feira (7). Nas imagens, uma pequena embarcação rápida de alumínio navega pelo Canal do Estuário e se aproxima da lateral do navio. Na parte frontal do cargueiro, pessoas a bordo lançam cordas para que malas pretas impermeáveis fossem amarradas e, posteriormente, içadas ao convés.

Pelo menos 19 bolsas foram puxadas para dentro do 'Grimaldi Grande Nigéria', atracado em um terminal no bairro Valongo, na Margem Direita do cais. O cargueiro tinha previsão para deixar o porto na tarde de quarta-feira (9), mas foi retido pelas autoridades federais, após posterior análise das imagens, que indicaram o crime. Ele foi liberado à noite.

Equipes da Polícia Federal e da Receita Federal, com apoio da Guarda Portuária, foram mobilizadas, mas não chegaram a tempo do flagrante e, assim, prender os envolvidos. Foram realizadas buscas a bordo por quase cinco horas, até a localização das malas escondidas em dois contêineres, com arroz e sucata, ambos destinados ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Ao todo, 1.207,66 kg de cocaína foram apreendidos. Uma investigação foi aberta para determinar se trabalhadores portuários de Santos ou tripulantes estrangeiros do navio, de bandeira italiana, auxiliaram no içamento, e quem são as pessoas que estavam na pequena embarcação, que seguiu em fuga pelo canal de navegação após o transporte da droga.

Mais cocaína
Em uma operação paralela, em outro terminal portuário na Margem Direita, equipes conseguiram localizar mais 558 kg de cocaína escondidos em um meio a uma carga de polietileno, também com destino ao Porto de Antuérpia, na quarta-feira. Cães farejadores da Receita Federal auxiliaram no trabalho de encontrar a droga em contêineres ainda não embarcados.

Segundo balanço divulgado pela Alfândega do Porto de Santos, pelo menos 12.195 kg de cocaína foram interceptados no Porto de Santos e impedidos de serem enviados para a Europa desde o início deste ano. A quantidade registrada até agosto é um recorde histórico no cais santista, superando as apreensões de 2017 (11.539 kg) e 2016 (10.622 kg).