Geral

Moradores de residências terapêuticas ganham dia de lazer na praia

Por Secom Maceió 15/08/2018 10h10
Moradores de residências terapêuticas ganham dia de lazer na praia
Moradores de residências terapêuticas de Maceió ganharam dia de lazer na praia - Foto: Secom Maceió

Pacientes atendidos pela Gerência de Atenção Psicossocial, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tiveram atividades de lazer na manhã dessa terça-feira (14), na Praia da Sereia, localizada no Litoral Norte de Maceió. A ação aconteceu em parceria com a Polícia Militar, que cedeu um ônibus para o deslocamento de 30 moradores de residências terapêuticas e técnicos.

Os usuários, que antes moravam nos hospitais psiquiátricos de Maceió Doutor José Lopes e Miguel Couto, passaram por um processo de desinstitucionalização, que consiste em retirar esses pacientes desses locais e acolhê-los em uma residência, passando assim a fornecer os tratamentos necessários, mas em um local mais acolhedor.

O objetivo das atividades é oferecer aos moradores um movimento de reinserção social e lazer. “São formas dos usuários que viveram privados de liberdade durante muito tempo terem momentos de convivência social, que esse é o objetivo da saída deles, não é tirar e ficar presos em outro lugar. Então, eles vão à praia, ao centro, ao shopping, cinema, teatro, e desenvolvem atividades comuns a qualquer pessoa”, explicou a técnica desinstitucionalização Amanda Braga.

Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, destacou a importância de atividades desse tipo para aumentar o convívio social desses pacientes. “A intenção é proporcionar uma maior integração social, uma cidadania, coisa que antes não existia. Eles hoje têm uma vida normal”.

Residências Terapêuticas
Cada residência é vinculada a um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e conta com um enfermeiro, psicólogo e os cuidadores do próprio local. Em Maceió, existem sete moradias deste tipo, custeadas pela SMS. Os serviços são baseados no trabalho desinstitucionalização com pessoas  de longa permanência em hospitais psiquiátricos.

Tags: