Política

Renan Calheiros lidera corrida eleitoral para o senado em Alagoas

Por 7Segundos 17/08/2018 08h08
Renan Calheiros lidera corrida eleitoral para o senado em Alagoas
Renan Calheiros (MDB) é o nome mais cotado pelos alagoano - Foto: Veja/Reprodução

Pesquisa contratada pela TV Gazeta e divulgada na manhã desta sexta-feira (17), o Ibope aponta o senador Renan Calheiros em primeiro lugar na corrida eleitoral por uma das duas vagas disponíveis para o Senado Federal. Em 2018 os eleitores deverão escolher dois candidatos na hora da votação. O senador do MDB, que busca reeleição, aparece com 33% das intenções de votos dos alagoanos. Em segundo lugar, o também senador do PP, Benedito de Lira, com 25%.

Rodrigo Cunha (PSDB) e Maurício Quintella (MDB) aparecem tecnicamente empatados, com 19% e 18% respectivamente, seguidos de Sérgio cabral ((PATRI), com 10%, Cícero Albuquerque (PSOL), com 7%, Flávio Moreno com 5%, Flávia Pires de Melo (PCO) com 4% e Osvaldo Maciel (PCB), agregando apenas 2% das intenções de voto.

A margem de erro da pesquisa é de 3% pontos percentuais para mais ou para menos e foi realizada entre os dias 13 e 15 de agosto. 812 pessoas foram ouvidas e o nível de confiança dos percentuais é de 95%. A pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, com número AL 00461/2018.

Votos branco e nulos representam 22% para a primeira vaga e 33% para a segunda. Outros 22% ainda estão indecisos quanto ao voto.

Presidenciáveis
O Ibope também ouviu a opinião dos eleitores quanto aos candidatos à presidência. O ex-presidente Lula (PT) venceria ainda no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Inácio aparece com 53% das intenções de votos dos alagoanos. Muito atrás aparecem Jair Bolsnaro (PSC), com 27, Marina Silva (REDE), com 7%, Ciro Gomes com 4% e o peessedebista Geraldo Alckmin tem apenas 3% da intenção de voto dos alagoanos. Os demais candidatos pontuaram entre 0% e 1%. Brancos e nulos somam 11% e os indecisos são, 6%.