Geral

Mulheres Mil: Prefeitura e IFAL formam 75 mulheres nos cursos de Camareira, Auxiliar de Cozinha e Marisqueira

Durante seis meses, deodorenses de diversas localidades tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos

Por Assessoria 20/08/2018 12h12
Mulheres Mil: Prefeitura e IFAL formam 75 mulheres nos cursos de Camareira, Auxiliar de Cozinha e Marisqueira
Curso de aperfeiçoamento - Foto: Assessoria

Garantir que mulheres sejam independentes e empoderadas, para que possam ingressar no mercado de trabalho. Esse é o intuito do Programa Federal Mulheres Mil. Em Marechal Deodoro, diversas mulheres participam dos cursos ofertados. Na tarde dessa sexta-feira (17), mais de setenta mulheres participaram da formatura de conclusão  dos cursos.

Durante seis meses, 75 mulheres que vivem em vulnerabilidade social, foram incluídas nos cursos de camareira em meios de hospedagem, marisqueira e auxiliar de cozinha.

Com a conclusão do curso, as formandas poderão ser inseridas no mercado de trabalho. Os cursos ofertados são de acordo com as características de cada município, para atender principalmente as potencialidades e levar aperfeiçoamento para as mulheres.

As deodorenses foram identificadas pela Superintendência de Habitação, para que pudesse participar do programa. Cada uma foi inserida no curso que já tinha algum tipo de identificação.

De acordo com a Gestora Institucional do Programa em Alagoas, Maria Luiza Jaborandy, o programa foi inserido no município por meio de solicitação da Prefeitura.

“Nós colocamos cursos quem tem características com os municípios, e foi assim em Marechal Deodoro. Inserimos esses cursos principalmente por conta do turismo. Hoje 75 mulheres estão concluindo os cursos e vão poder entrar no mercado de trabalho. O Mulheres Mil empodera muito elas, porque ficam a auto estima elevada e acreditam que podem sim ser independentes”, contou.

O prefeito de Marechal Deodoro parabenizou as formandas, firmou o compromisso com as deodorenses e garantiu que fará de tudo para auxiliá-las na busca de empregos.

“Para mim esse é um momento muito especial, porque graças a essa parceria nós conseguimos estar aqui hoje e formar vocês para serem inseridas no mercado de trabalho. Hoje nós estamos formando mulheres que serão independentes, e quero firmar meu compromisso com vocês e dizer que vamos abrir o Sine para que vocês coloquem seus currículos e dessa forma, adquiram empregos. Parabéns!”, expôs.

A concluinte Andréa Ferreira, que se formou em auxiliar de cozinha, conta que essa foi uma oportunidade muito boa para ela.

“Eu gostei muito de ter participado do curso, foi muito bom e vai ser muito bom para mim e toda a minha família, porque agora vou poder ajudar em casa. Estou muito feliz, quero agradecer a Prefeitura e ao Ifal por me dar essa oportunidade”, contou.