Economia

Novos empreendimentos ajudam na economia de União dos Palmares

Grupos consolidados e empreendedores locais veem atratividade comercial na cidade

Por Assessoria 23/08/2018 09h09
Novos empreendimentos ajudam na economia de União dos Palmares
Novos empreendimentos ajudam na economia de União dos Palmares - Foto: Assessoria

Em meio à atual crise econômica que enfrenta o Brasil, muitos comércios/empresas encontram dificuldades para se manterem. Ainda assim, União dos Palmares, município histórico de Alagoas, tem atraído o interesse de empreendedores que desejam investir na cidade, em um período no qual mais de 226 mil empresas e outras organizações ativas encerram suas atividades no país, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Inaugurado no último mês, o Apiário Zumbi dos Palmares vai produzir e exportar mel para toda a região, possuindo todos os registros legais necessários para a comercialização internacional do produto.  Os irmãos Jailson   e Jean Ferreira, naturais de União e responsáveis pelo negócio, celebram o apiário como uma oportunidade de gerar trabalhos de forma sustentável, já que a atividade de apicultura é essencial para o equilíbrio e preservação do meio ambiente.

“Esse mercado tem crescido muito, o que implica no aumento do número de apicultores na região, quase dez vezes maior de dez anos para cá”, comentou Jean Ferreira. O local tem todo o suporte técnico para a manipulação dos produtos apícolas, abrangendo desde processamento e armazenamento até a comercialização.

Recentemente, também, houve a reinauguração do Mercado de Artesanato do município, que vai comercializar produtos com temáticas culturais e típicas de União. “Terá um grande valor turístico para propagar nossa história e cultura”, opinou um habitante.

Sinais da reação de União à crise econômica

O prefeito do município, Areski Freitas (Kil), vê este modelo de negócio da apicultura, além da importância ambiental, como fonte de potencial benefícios para diversas famílias.

Para Kil, União dos Palmares vem tendo expressivo desenvolvimento econômico e poder de compra nos últimos meses, a cidade vem reagindo à crise, o que pode explicar a atratividade comercial que o município vem despertando nos investidores. “Somos a capital da Zona da Mata, temos patrimônios culturais de reconhecimento mundial (Quilombo dos Palmares, Jorge de Lima, Maria Mariá etc), é natural que, cedo ou tarde, a gente sinta esse processo de avanço. E é só o começo.”, disse o prefeito, que enfatizou ainda que sua gestão vem buscando trazer novas indústrias para ajudar no sustento das famílias em vulnerabilidade social.

O município tem cerca de 65 mil habitantes e foi afetado pelo fechamento da Usina Laginha, que decretou falência em 2012. Maior geradora de empregos da região, a usina pertencia ao empresário e ex-deputado federal João Lyra.

Oportunidades de emprego

Considerada uma das dez maiores varejistas brasileiras, o grupo Magazine Luiza, que já chegou a lucrar mais de R$ 14 bilhões, deve se instalar na região nos próximos meses. Com o contrato de aluguel firmado e vagas de emprego já disponíveis no site do grupo, a nova loja já está em fase de obras para iniciar suas atividades no município, a funcionar em um prédio localizado na praça Antenor Uchoa.

Além deste, outro grande grupo que já demonstrou a pretensão de vir para a cidade é o que compõe as Lojas Americanas, empresa que conta com mais de 1320  estabelecimentos pelo país, sendo a quarta maior varejista nacional.

Outros empreendimentos também foram inaugurados durante os últimos 20 meses, tanto de grupos comerciais já estabelecidos no mercado nacional, a exemplo da farmácia Pague Menos, como também de moradores se arriscando em micro empreendimentos, como é o caso da panificação Super Pão, da Loja Mylena, entre outros exemplos.