Cultura

Festival de Bumba Meu Boi leva cores e brilho ao Jaraguá

Por 7Segundos com Assessoria 25/08/2018 11h11
Festival de Bumba Meu Boi leva cores e brilho ao Jaraguá
Festival de Bumba Meu Boi leva cores e brilho ao Jaraguá - Foto: Ascom/Maceió

O Estacionamento de Jaraguá teve noite de cores e movimento do 26º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió nesta sexta-feira (24), contando com 11 apresentações no primeiro dia, a festa continua neste sábado (25) com outras 12 atrações programadas, para este, que é o último dia de evento, tendo início às 19h.

“Pelo quinto ano de nossa gestão estamos incentivamos o Festival de Bumba Meu Boi, que mexe com uma quantidade imensa de jovens, desde a confecção dos bois, roupas até os instrumentos. É muito bacana ver tantas pessoas envolvidas com o folclore, mostrando a força da nossa terra. Hoje tivemos as apresentações do grupo de acesso e amanhã o grupo especial. Convidamos toda população maceioense e turistas que visitam nossa cidade para vir assistir e prestigiar nossa cultura”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O Festival é uma parceria que já existe há seis anos entre o Município, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Liga de Bumba Meu Boi de Maceió. O evento é aberto ao público e deve manter a média de espectadores dos anos anteriores.

“A cada ano nós ampliamos nossa estrutura, entendo o que deu certo e aprimorando. No segundo ano percebemos que a Praça Multieventos não comportava mais a logística, por isso mudamos para o Estacionamento de Jaraguá para dar mais condições aos grupos se apresentarem, com maior qualidade, conforto e agilidade. Os bairros estão resgatando a nossa cultura, cada ano o número de participantes aumenta e o incentivo que a Prefeitura está fornecendo tornou o festival o maior evento de cultura popular do Estado”, destacou o diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, o evento tem surpreendido a cada nova edição. “Temos investido muito nas opções culturais para divulgar as mais diversas experiências aos turistas. O Bumba Meu Boi é um exemplo clássico da nossa identidade e cultura, uma representação digna dos nossos diferenciais, uma experiência muito positiva para quem nos visita. Muitos maceioenses desconhecem que possuímos um festival tão belo e super acessível como esse, por isso a Prefeitura de Maceió tem trabalhado intensamente para divulgar o destino Maceió não só para quem nos visita, mas principalmente para os maceioenses”, pontuou.

“Agradecemos à Prefeitura de Maceió por manter ininterruptamente 26 edições do Festival do Boi. Com quase 30 anos de Bumba Meu Boi, a emoção vai a mil. Há pessoas que eram crianças de colo e os pais acompanhavam o festival e hoje aquelas crianças estão participando, seja cantando, tocando ou dançando, renovando a nossa cultura. Essa é a beleza da nossa terra, ficamos muito felizes em ver que as comunidades lotam a arena e nos prestigiam”, frisou o presidente da Lida do Bumba Meu Boi, Zé do Boi.

Ontem, o público conferiu as apresentações do grupo de acesso, composto pelos bois Guerreiro da Vila, Pérola, Diamante, Anaconda, Pacato, Pacato Rei, Kimera, Fênix, Treme Terra, Dragãozinho e Cobra Criada.

Neste sábado, o festival contará com as apresentações do grupo especial, composto pelos bois Força Bruta, Águia Dourada, Trovão, Águia Vergel, Águia de Ouro, Cão de Raça, Africano, Axé, Bumbá Alagoano, Lacrau, Dragão e Vingador.

Esta edição também conta o apoio das Secretarias Municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), das Superintendências Municipais de Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e Iluminação Pública (Sima), e da Polícia Militar de Alagoas.