Agricultura

Agricultores deodorenses realizam preparação do solo para iniciar plantio de alimentos

A ação faz parte de um cronograma de atividades que serão realizadas pelos agricultores para iniciar o plantio dos alimentos.

Por Secom Marechal Deodoro 28/08/2018 11h11
Agricultores deodorenses realizam preparação do solo para iniciar plantio de alimentos
Agricultores realizam preparação do solo para iniciar plantio de alimentos - Foto: Secom Marechal Deodoro

Após uma parceria firmada entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (EMATER/AL), a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura levou junto com a Emater, os agricultores que estão inseridos na assessoria e consultoria, para realizar a preparação do solo onde será realizada a plantação dos alimentos.

A ação faz parte de um cronograma de atividades que serão realizadas pelos agricultores para iniciar o plantio dos alimentos. A parceria da Prefeitura e Emater já garantiu uma série de benefícios para os agricultores, entre elas, a emissão da Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com isso, a produção de alimentos poderá ser destinada para a merenda escolar.

Os agricultores irão plantar tubérculos, raízes e hortaliças que vão garantir uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.

Após a primeira etapa, que foi a preparação do solo, os agricultores participarão da análise do solo e em seguida será feita o plantio dos alimentos. Um total de cinco agricultores estão participando da ação. Outros deodorenses que tem agricultura familiar e que desejam participar da consultoria, devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Caravelas, na Praia do Francês, para ser inserido na consultoria.

De acordo com o engenheiro agrônomo e técnico da Emater, Nelson Marques, até setembro, os agricultores irão iniciar as plantações.

“É uma consultoria que tem uma série de etapas, e para que tenhamos sucesso, realizamos a preparação do solo, análise e por fim a plantação. Nosso maior intuito é prestar consultoria para esses agricultores para que possam ser inseridos no Pronaf e assim, a renda gerada ser apenas do município, além disso, com a consultoria eles também terão acesso a políticas públicas, a exemplo do crédito rural”, explicou.