Segurança

Sima e Segurança Pública discutem furtos de cabos de energia em Maceió

Por Secom Maceió 29/08/2018 11h11
Sima e Segurança Pública discutem furtos de cabos de energia em Maceió
Frederico Lins, gestor da Sima, se reuniu com o Secretário de Segurança, Coronel Lima Júnior. - Foto: Ascom Sima

O gestor da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Frederico Lins, se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL), Coronel Lima Júnior, nessa terça-feira (28), para tratar do crescente número de furtos de cabos de fios de cobre neste ano, em Maceió.

Frederico Lins entregou ao Secretário de Segurança Pública um relatório com fotos, dos locais onde foram registrados os furtos em 2018. Uma das maiores preocupações é a região da orla de Cruz das Almas. Na região foram furtados mais de 10.500 metros de cabos de fios de cobre, gerando um prejuízo de mais de R$ 280 mil, segundo as últimas análises dos técnicos da Sima.

Implantados em áreas subterrâneas, os cabos levam energia para a iluminação pública e o prejuízo social causado pelo furto é considerado muito alto. “Claro que custa repor, mas o pior é a sensação de insegurança e medo, na população, além dos riscos de acidentes, de atropelamentos. Por isso viemos até a Secretaria de Segurança pedir auxílio para que possamos substituir o que foi furtado sem ter a preocupação de que tudo será levado, logo após, pelos criminosos”, disse o superintendente da Sima.

Além da Orla de Cruz das Almas, outro local que tem sofrido com furtos é a Avenida Pierre Chalita, principal via de ligação entre os bairros da Serraria e Jacarecica. Já foram identificados três furtos no último mês. Em um deles foram levados 550 metros de cabos de fios de cobre. Com isso, outras áreas que deveriam ganhar iluminação acabam sendo prejudicadas.

“Pedimos a população, que se observar qualquer furto, ou tiver pistas, ligue para o 181, o Disque Denúncia, pode passar as informações de forma anônima, sem medo de ser identificado. O que queremos é continuar trabalhando para melhorar os serviços de iluminação pública em Maceió”, finalizou Frederico Lins.