Saúde

Marechal Deodoro: Dia D de vacinação contra a raiva acontece neste sábado (1º)

Campanha tem início no dia 1º de setembro, com o Dia D, e segue até o dia 06

Por Secom Marechal Deodoro 30/08/2018 08h08
Marechal Deodoro: Dia D de vacinação contra a raiva acontece neste sábado (1º)
Município pretende imunizar mais de nove mil animais, entre cães e gatos - Foto: Secom Marechal Deodoro

A Prefeitura de Marechal Deodoro realizada, neste sábado (01), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos.  O Dia D marca o início da campanha, que segue até o dia seis de setembro.

No sábado, das 8h às 16h, os deodorenses poderão levar seus cães e gatos para vacinar contra a raiva em quinze postos de vacinação espalhados pelo município: Orla Lagunar; Posto de Saúde da Poeira; Loteamento Erick Ferraz; Praça Cícero Victor; Posto de Saúde José Dias; Posto de Saúde Vila Altina; Posto de Saúde de Pedras; Salão de Festa do Denison Amorim; Cabreiras; Posto de Saúde do Francês; Viaduto do Francês; Posto de Saúde da Massagueira; Posto de Saúde da Rua Nova; Posto de Saúde da Barra Nova; Praça da Siriba e Posto de Saúde da Santa Rita.

A vacinação é gratuita e é a única forma de prevenir a raiva em humanos. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 9.525 animais, sendo 7.323 cães e 2.242 gatos em todo o município.

Além disso, também durante todo o sábado, a Secretaria estará realizando o cadastro dos interessados em castrar os animais. O cadastro será realizado na Orla Lagunar, ao lado do posto de vacinação volante.

A campanha de vacinação contra raiva segue até o dia 06 de setembro no município.

Sobre a raiva

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos. É um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Os principais sintomas da raiva em cães e gatos são:

Agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos

Tristeza, com busca de lugares escuros

Alteração do latido

Salivação excessiva, com a boca aberta constantemente

Recusa de alimentos e de água por ter dificuldade de engolir, com engasgos

Perda de coordenação motora

Convulsões

Paralisia nas patas traseiras

Paralisia total.