Política

Escritor e engenheiro Alexandre Santos recebe a Comenda Graciliano Ramos

Homenagem foi proposta pelo vereador Silvio Camelo e a honraria será entregue nesta sexta-feira (31)

Por Câmara Municipal de Maceió 30/08/2018 10h10
Escritor e engenheiro Alexandre Santos recebe a Comenda Graciliano Ramos
Escritor e engenheiro Alexandre Santos recebe a Comenda Graciliano Ramos - Foto: Assessoria

O escritor, produtos cultural e engenheiro Alexandre Santos será agraciado, nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, durante sessão solene, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea), no bairro do Farol, com a Comenda Escritor Graciliano Ramos. A honraria será conferida pelo vereador Silvio Camelo (PV), após aprovação por unanimidade dos parlamentares que integram a Câmara Municipal de Maceió.

“É uma satisfação conceder essa honraria ao senhor Alexandre, porque além de ser um competente engenheiro, com vários serviços prestados à engenharia alagoana, ele é pernambucano, mas realiza muitos trabalhos em nosso Estado e em Maceió. É também um homem voltado às letras, com vários livros lançados e participação em grupos literários. A comenda Graciliano Ramos vem fazer justiça a esse trabalho cultural realizado por ele”, afirma o vereador Silvio Camelo.

Com um vasto currículo, o pernambucano Alexandre Santos é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Transportes Urbanos e Trânsito na Universidade Federal do Ceará (UFCE) e mestrado em Engenharia da Produção e em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste na UFPE.

Iniciou sua atividade profissional como engenheiro no Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça, tendo, em seguida, se transferido para a prefeitura do Recife, onde exerceu diversos cargos, inclusive o de secretário-adjunto de Transportes e Obras.

Alexandre Santos é integrante de entidades como o Clube de Engenharia de Pernambuco, Associação Brasileira de Engenheiros Escritores e União Brasileira dos Escritores e curador-geral da Festa Literária Internacional do Ipojuca (PE). Por seu trabalho no campo literário, foi agraciado com várias honrarias. Publicou inúmeros artigos e livros, entre os quais: Os Retirantes; A Inevitável Primavera; Teoria do Valor; Curso Básico de Matemática Financeira; Economia & Poder; Solidarismo: O Brasil para Todos; Curso Básico de Administração de Materiais; Curso Básico de Avaliação Financeira dos Projetos de Investimento; Subsidiariedade Econômica: A Opção Decisiva; Em Debate.

Comenda

A Comenda Escritor Graciliano Ramos foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 89, de 21 de novembro de 1991. É conferida a personalidades que tenham, por qualquer meio, prestado serviços relevantes em prol do desenvolvimento de Maceió, em qualquer ramo de atividade.