Cultura

Facebook: página da Funai é bloqueada por exibir foto de índias nus

Após reclamação, a rede social liberou o perfil e se desculpou. Este foi o terceiro bloqueio pelo mesmo motivo, segundo a Fundação

Por Notícias ao Minuto 31/08/2018 15h03
Facebook: página da Funai é bloqueada por exibir foto de índias nus
Facebook: página da Funai é bloqueada por exibir foto de índias nus - Foto: Reprodução/Facebook - Funai

A conta no Facebook da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi bloqueada pela rede social nesta semana. De acordo com a Fundação, o motivo seria uma foto de índias com os seios nus. Esta foi a terceira vez que ocorreu o bloqueio da conta pelo mesmo motivo.

A publicação vetada era uma reportagem sobre a promoção de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. O texto era acompanhado pela fotografia de mulheres Waimiri Atroari com os seus à mostra.

Na tarde desta sexta-feira (31), no entanto, a conta na rede social foi liberada e está operando normalmente. Em nota, o Facebook pediu desculpas e informou se tratar de uma remoções indevida, que já foi revertida.

"A Funai busca, com o uso das redes sociais, promover a aceitação da diversidade, mostrando que em cada cultura o conceito de veste pode ser diferente da outra, sem que isso seja considerado nudez e muito menos tenha caráter sexual ou atentado ao pudor", divulgou a Fundação em nota, de acordo com o 'G1'. A rede social também teria se comprometido "a se atentar para as peculiaridades envolvendo os povos tradicionais brasileiros e a sua cultura".