Educação

Nenhum estado brasileiro atinge meta do Ideb para o ensino médio

Alagoas é um dos estados que teve crescimento no índice

Por 7Segundos, com assessoria 03/09/2018 12h12
Nenhum estado brasileiro atinge meta do Ideb para o ensino médio
Rio de Janeiro é um dos cinco estados que tiveram os piores índices - Foto: Reprodução

O Mistério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (03) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio brasileiro. E o resultado é espantoso, pois nenhum estado brasileiro atingiu a meta que tinha para 2017, que era de 4,7 pontos.

O índice é calculado a cada dois anos para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.  O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro

Em um comparativo com os dados de 2015, cinco estados registraram queda no Ideb do ensino médio. Na lista estão Amazonas (3,5), Roraima (3,5), Amapá (3,2), Bahia (3,0) e Rio de Janeiro (3,9).

Alagoas ao contrário desses cinco estados, cresceu alguns pontos e saiu de 3,1 para 3,5 pontos, mas também não atingiu a meta deste ano.

Já o Ideb do ensino fundamental atingiu a nota prevista para 2017 de 5,5 pontos. Apenas três estados não conseguiram alcançar a meta: Rio de Janeiro, Amapá e Rio Grande do Sul.

O Ceará se destacou, superando a meta proposta para 2017, em 1,4 ponto. Oito estados alcançaram um Ideb maior ou igual a 6,0: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os estados do Ceará, Alagoas e Piauí apresentaram os maiores crescimentos no período

Alagoas nesta fase escolar registrou um aumento. O estado saiu da casa dos 4,7 e foi para 5,2 pontos, atingindo a meta regional que era de 4,2.

Apesar do resultado em 2017 ser satisfatório no ensino fundamental, comparado a 2015 o índice ainda é considerado mediano. “Foi um crescimento inexpressivo. Estamos muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino médio do Brasil”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Em 2017, 41.515 escolas nos anos iniciais do ensino fundamental, 25.530 nos anos finais e 9.597 do ensino médio tiveram o Ideb calculado. Os dados dos estabelecimentos, segundo o Inep, referem-se à rede pública, com exceção do ensino médio, em que entram colégios privados na conta.