Negócios

Coca-Cola compra Costa Coffee por US$ 5,1 bilhões

Por B9 03/09/2018 09h09
Coca-Cola compra Costa Coffee por US$ 5,1 bilhões
Coca-cola - Foto: Reprodução/Internet

Quando comprada pela Whitbread, em 1995, a Costa Coffee possuía apenas 39 lojas. Hoje, 23 anos depois, já soma mais de 4 mil espalhadas por 31 países. Agora chegou a vez da marca dar um passo além: a Coca-Cola acabou de comprar a Costa Coffee por 5 bilhões de dólares, como reportou o The Guardian.

A aquisição transformará a Coca-Cola na empresa com maior número de lanchonetes do Reino Unido, além de se tornar, agora, uma referência no negócio das cafeterias, que é um dos ramos que mais cresce no mundo. O mercado global de cafés vale, hoje, US $ 165 bilhões.

A aquisição é a mais recente de uma série de acordos de compras da Coca. A empresa tenta se reinventar em uma era em que os refrigerantes carregados de açúcar estão em declínio. Recentemente, a PepsiCo comprou a fabricante de refrigerantes SodaStream, enquanto a gigante de alimentos Nestlé assinou um acordo de US $ 7,3 bilhões para licenciar cafés e chás embalados pela Starbucksem todo o mundo.

“Bebidas quentes é um dos poucos segmentos de bebidas onde a Coca-Cola não tem uma forte marca global”, disse James Quincey, diretor executivo da empresa. “A Costa Coffee nos dá acesso a esse mercado”.

“O acordo é uma tentativa de se adaptar rapidamente às mudanças de gostos, como o aumento da popularidade do café, especialmente entre os consumidores mais jovens”, disse Angus Grierson, diretor da empresa de consultoria LGB Corporate Finance, que ainda elogiou o negócio por constatar que os consumidores, cada vez mais, optam por bebidas menos açucaradas.