Meio ambiente

Maceió ganhará novo parque municipal para visitação

Por Secom Maceió 03/09/2018 12h12
Maceió ganhará novo parque municipal para visitação
Nova área será aberta na sede da Superintendência do Ibama em Alagoas - Foto: Secom Maceió

No ano em que Maceió celebra os 40 anos de fundação do Parque Municipal, a capital alagoana ganhará uma nova área voltada à prática de atividades físicas e visitação em meio ao verde da Mata Atlântica. Segundo anunciou o prefeito Rui Palmeira, um novo parque com reserva ambiental de aproximadamente 55 hectares de área, denominado Parque do Horto, está sendo viabilizado pela Prefeitura em parceria com a Superintendência do Ibama em Alagoas, onde, na sede do órgão, o espaço está sendo adequado para os visitantes e deve ser aberto até o mês de outubro.

“A abertura deste novo parque na capital é resultado de um trabalho que a Prefeitura se esforçou em conjunto com o Ibama para ampliar a área de preservação da Mata Atlântica na cidade e também presentear os maceioenses e turistas que buscam lazer em meio ao verde, ao ar puro. Reativamos o Parque Municipal em Bebedouro, que até 2013 estava defasado e passou receber milhares de visitantes após melhorias realizadas em nossa gestão. Agora temos a satisfação de abrir uma nova área ao público que, sem dúvidas, também será bem cuidada e visitada, um local propício à educação ambiental”,  disse Rui Palmeira.

De acordo com o prefeito, a região onde funcionará o novo parque é a mesma onde, há quase 20 anos, havia o conhecido Horto Florestal do Ibama. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente (APP) instituída por meio do Decreto Federal 1.709 de 20 de novembro de 1995, com uma área exata de 55,43 hectares. O local é também a terceira maior reserva planta de árvores da espécie Pau-Brasil, com aproximadamente 7500 exemplares.

Após um longo período fechado, o local teve de receber serviços para que esteja apto à visitação. A manutenção para reabertura das trilhas foi iniciada nesta semana e está sendo realizada por equipes da Prefeitura, contando com o suporte de profissionais do órgão federal. O trabalho para lançamento e gestão do novo parque está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), cujo gestor, Gustavo Acioli Torres, falou sobre os primeiros detalhes do funcionamento.

“A abertura do Parque do Horto começou a ser discutida no ano passado e teve os primeiros alinhamentos neste ano. Reunimos profissionais da área ambiental da Prefeitura e do Ibama, avaliamos as necessidades técnicas e operacionais e, após inspeção, iniciamos a manutenção. O trabalho, neste momento, é amplo em relação à limpeza e avaliação das árvores. As trilhas estão sendo abertas e, até o início de outubro, abriremos a reserva ambiental em dias alternados com ações de educação ambiental voltadas a estudantes e ao público em geral. Assim como o Parque Municipal, a entrada será gratuita”, explicou o titular da Semds.

Gustavo Torres ressaltou que os trabalhos de manutenção e o funcionamento do Parque do Horte seguem critérios técnicos acompanhados pelas equipes do Ibama e da Prefeitura. Segundo reforçou o secretário, tudo está sendo realizado com respeito ao meio ambiente para manter o local completamente preservado. Torres destacou, ainda, que a segurança é um dos pontos prioritários para a abertura do local, que contará com monitoramento da Guarda Municipal, além de fiscais. No Horto, o trabalho operacional está sendo realizado por agentes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) coordenados pela Semds.

Superintendente do Ibama em Alagoas, Mário Daniel Sarmento enfatizou a importância da abertura do novo parque. “Havíamos planejado em abrir ao público esta área do Ibama, que tem um potencial para parque, mas era algo ainda embrionário. Convidamos a Prefeitura e, com o esforço em parceria com o Município, conseguimos fazer com que o projeto se tornasse viável do ponto de vista técnico, de gestão e operacional. Logo em breve os maceioenses e turistas poderão usufruir de uma área ampla com trilhas, fonte de água mineral e espaços para reunião de famílias e piqueniques”, disse.