Cidades

Acidentes com VLT na capital entram nas estatísticas da ANTT

Números são do primeiro semestre de 2018

Por 7 Segundos 03/09/2018 15h03
Acidentes com VLT na capital entram nas estatísticas da ANTT
Carro colide com VLT e é arrastado no bairro Poço - Foto: Reprodução/ Internet

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta segunda-feira (03) o número de acidentes ocorridos em ferrovias em todo o Brasil no primeiro semestre deste ano. Os dados são considerados altos pela agência, foram 479 registrados com 145 feridos. 

Entre eles, estão os registrados os que ocorreram em Maceió no início do ano envolvendo o Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. No mês de janeiro um carro de passeio, um Siena de cor prata, placa NMO 2348, colidiu de lado no cruzamento entre a Avenida Walter Ananias e a Rua do Uruguai, próximo ao Sesc Poço, na parte baixa de Maceió. Com a batida o carro foi arrastado e ficou preso aos trilhos, mas a condutora não saiu o ferido.

Já o acidente mais grave ocorreu no mês de Março. Desta vez, envolvendo um carro Fiat Strada, deixando duas pessoas mortas e duas feridas no mesmo cruzamento. O maquinista informou que o carro seguia paralelo ao VLT, e tentou cruzar a linha férrea.

Na época, para evitar outros desastres a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) instalou controladores de tráfego doados  pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além da sincronização dos semáforos. 

Já no mês de julho, um vagão do VLT descarrilou em um trecho da linha férrea que corta a cidade de Satuba. O descarrilhamento foi provocado após o trem colidir contra um boi que tentou cruzar os trilhos no momento em que o veículo passava. Ninguém ficou ferido.