Brasil

Jovens vão a festa fantasiados de goleiro Bruno e Macarrão e causam revolta

O caso foi em Minas Gerais e as criticas contra os jovens vieram pelas redes sociais

Por G1 04/09/2018 13h01
Jovens vão a festa fantasiados de goleiro Bruno e Macarrão e causam revolta
Um dos jovens postou em seu Instagram a imagem que causou revolta - Foto: Reprodução/Instagram

As fantasias usadas por dois estudantes em uma festa universitária na última quinta-feira (30), em Inconfidentes (MG), geraram polêmica nas redes sociais. Dois jovens postaram uma foto onde aparecem vestidos de goleiro Bruno e Macarrão, os condenados pela morte de Eliza Samúdio, em 2010.

Na foto, os estudantes aparecem sorrindo com cartazes de identificação colados nas camisetas. Um deles usa luva de goleiro e segura o saco de lixo onde aparece o nome de Eliza Samúdio. Na publicação oficial, o outro estudante colocou como legenda a expressão “fantasia raiz”.

Diante das críticas, um dos jovens que aparece na imagem comentou o caso na rede social. “A infeliz tentativa de propor uma fantasia ontem não teve como intuito fazer apologia ao feminicídio ou qualquer tipo de agressão à mulher”, justificou.

O Instituto Federal do Sul de Minas em Inconfidentes, onde os dois jovens estudam, divulgou a nota de repúdio nas redes sociais. “O IF SulDeMinas - Campus Inconfidentes repudia, veementemente, qualquer ato que incite a violência de gênero, feminicídio ou qualquer outro tipo de crime. Consideramos a apologia aos atos citados absolutamente inadmissível e isso não deve ser tratado, em hipótese alguma, como um tipo de brincadeira”.

Na publicação da página oficial do instituto, pessoas ainda pediram punições mais rigorosas aos dois estudantes.No entanto, o diretor geral do campus, Luiz Flávio Reis Fernandes, afirmou que, por enquanto, os dois não devem sofrer sanção deste tipo, já que a festa não aconteceu em ambiente acadêmico.

Caso Eliza Samúdio

O goleiro Bruno Fernandes foi condenado 20 anos e nove meses de prisão pela morte e ocultação de cadáver de Eliza Samúdio. Atualmente, ele cumpre pena Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), em Varginha (MG).

Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado por homicídio triplamente qualificado. A Justiça considerou que ele agiu junto com o goleiro Bruno Fernandes, com quem Eliza Samudio teve um filho. Macarrão foi solto em março de 2018.