Política

Veja as propostas dos principais candidatos à presidência para o Nordeste

Candidatos citam a região superficialmente em seus planos de governo

Por 7 Segundos 05/09/2018 15h03
Veja as propostas dos principais candidatos à presidência para o Nordeste
Ciro, Marina e Bolsonaro são os três primeiros colocados na última pesquisa divulgada - Foto: Internet

Há poucos mais de um mês para as eleições, a pesquisa divulgada pela BTG Pactual esta semana, aponta como os três primeiros colocados na corrida pela presidência da República: Jair Bolsonaro com 26%, Ciro Gomes com 12% e Marina Silva 11%.

O 7Segundos foi em busca do plano de governo desses candidatos no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber quais as proposta de cada um para a região Nordeste, e consequentemente para o estado de Alagoas.

Jair Bolsonaro (PSC) cita o Nordeste duas vezes. “Cada região do Brasil deve buscar suas vantagens comparativas: por exemplo, o Nordeste tem grande potencial de desenvolver fontes de energia renovável, solar e eólica. Os países da Ásia têm investido nesta tecnologia. Na agricultura, há espaço para trazer o conhecimento de Israel. Inclusive, Jair Bolsonaro pôde iniciar conversas sobre parcerias nesses países”, traz um trecho do programa.

Ele coloca também a região como uma potência na produção de energia: “Apesar de acreditarmos que o novo modelo será benéfico para o Brasil como um todo, consideramos que o Nordeste será uma das regiões mais beneficiadas. Com Sol, vento e mão de obra, o Nordeste pode se tornar a base de uma nova matriz energética limpa, renovável e democrática”.

Ciro Gomes (PDT) cita o Nordeste quando fala sobre investimento na infraestrutura. As deficiências na infraestrutura geram restrições não só ao aumento da produtividade, mas também deterioram as condições de vida da população. Dada a ausência de investimentos no setor, somente 20% dos domicílios na Região Norte e 45% na Região Nordeste tinham acesso à rede geral de esgotamento sanitário ou fossa ligada à rede em 2017 (segundo o IBGE), por exemplo”.

O outro ponto é na área da Educação: “Combate à evasão escolar de adolescentes grávidas, com focos nos estados do Norte e Nordeste, onde esses dados permanecem altos”.

Marina Silva (Rede) não possui uma citação específica da região.