Capital

Clean Up Day deve reunir mais de 1.500 pessoas em Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 06/09/2018 20h08
Clean Up Day deve reunir mais de 1.500 pessoas em Maceió
Clean Up Day deve reunir mais de 1.500 pessoas em Maceió - Foto: Instituto Biota de Conservação

A cidade de Maceió participa de mais uma edição do Clean Up Day, realizado no próximo dia (15), no Dia Mundial da Limpeza nas Praias. O evento, que está na décima edição, acontece em 150 países e mobiliza milhões de voluntários, com o propósito de fortalecer a conscientização quanto à preservação do meio ambiente, em especial das praias – principal atrativo turístico da capital alagoana. A expectativa da organização é que o mutirão reúna mais de 1500 voluntários. O lançamento oficial do evento acontece no próximo dia 12, às 17h, no Hotel Jatiúca.

A ação é uma iniciativa do Instituto Biota de Conservação em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias municipais de Turismo (Semtur) e Desenvolvimento Sustentável (Semds) e da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). O entendimento do poder público municipal, que mantém um trabalho permanente de manutenção e limpeza dos espaços públicos, é o de que a mobilização fomente a colaboração dos maceioenses e turistas neste sentido.

“Maceió reúne praias urbanas consideradas entre as mais bonitas do Brasil e que chamam a atenção de turistas do mundo todo. Precisamos engajar a sociedade em ações como essa e preservar nossas belezas naturais, que são nossos principais atrativos turísticos. O Clean Up Day tem esse papel de estimular a conscientização e a colaboração com o trabalho de limpeza realizado constantemente pela Prefeitura de Maceió”, disse o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão.

O evento também conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Alagoas (SHRBS/AL), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Grupo Escoteiros Guardiões da Amizade.

Como participar

Para participar da ação, basta comparecer a um dos dois pontos de concentração na orla, de onde os voluntários sairão em grupos organizados para o mutirão de limpeza – Posto 7, na Jatiúca, e a Balança do peixe, na Pajuçara. Em ambos os pontos de partida, haverá café da manhã e distribuição de camisetas, bonés, copo retrátil, luvas e sacolas para a coleta dos resíduos. O encontro para o início dos trabalhos está marcado para às 8h.

Os grupos seguirão para o antigo Alagoas Iate Clube (Alagoinhas), na Ponta Verde, onde será realizada a pesagem do lixo coletado, sorteio de brindes e o já tradicional abraço simbólico.

Confira algumas dicas sobre como se preparar para participar da ação:

1- Combine com um grupo de amigos para facilitar os trabalhos;

2- Use roupas leves e se proteja do sol com protetor solar, óculos e boné;

3- Esteja calçado, de preferência de tênis;

4- Use luvas para coletar os resíduos;

5- Depois que coletar e colocar tudo em uma sacola ou balde, separe o lixo que pode ser reciclado.