Trânsito

Vai viajar neste feriado? Saiba como evitar contratempos

Por Secom Maceió 06/09/2018 09h09
Vai viajar neste feriado? Saiba como evitar contratempos
SMTT traz dicas para condutores viajarem em segurança - Foto: Ascom SMTT

Para centenas de maceioenses, feriadões são oportunidades de pegar a estrada e viajar com a família. Nesta comemoração do Dia da Independência do Brasil não será diferente, por isso a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) traz uma lista de cuidados para tornar a viagem mais segura.

A principal observação antes de sair de casa é verificar os itens de segurança do veículo, como os faróis, a calibragem e o estado dos pneus, todos fundamentais para garantir uma viagem sem contratempos. A vistoria na parte mecânica também é importante, assim como o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo.

“Orientamos ainda que seja verificado o nível de óleo do carro, o limpador de para-brisa e se o para-brisa não está trincado. É importante checar o funcionamento correto dos freios e se o pneu de estepe está calibrado e cheio”, explica o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas, ressaltando a importância de fazer a revisão do veículo antes de viajar.

O uso do telefone celular ao dirigir é uma das infrações mais registradas nas viagens, o que pode ocasionar acidentes fatais. A SMTT também reforça a atenção dos condutores para não dirigir após ingerir bebida alcoólica e evitar ultrapassagens perigosas.

Outra dica importante é viajar em horários de menor movimento nas vias, as primeiras horas da manhã, para evitar os congestionamentos que se formam por volta das 11h.

“Além de todos esses itens, também é importante que os condutores respeitem as normas de trânsito e o próximo, lembrando que o trânsito seguro é feito por todos”, conclui Freitas.