Capital

Setembro Amarelo: Jangada Independência recebe iluminação especial

Por Secom Maceió 12/09/2018 12h12
Setembro Amarelo: Jangada Independência recebe iluminação especial
Jangada recebeu nova iluminação para a campanha Setembro Amarelo - Foto: Afranio Aquino/Ascom Sima

O dia dez de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Uma parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), iluminou a Jangada Independência com a cor amarela, para conscientizar a população sobre a campanha do Setembro Amarelo.

No Brasil, é registrado um suicídio a cada 45 minutos. Segundo Delza Gitaí, do Centro de Valorização a Vida (CVV), são cerca de 36 por dia e para cada um, 20 tentativas. “A cada suicídio, nove pessoas próximas são impactadas pela tragédia. É preciso alertar a população. Quando não temos a informação, é como se não existisse o problema”.

Além da Jangada Independente, a Associação Comercial, as estátuas de Paulo Gracindo e Graciliano Ramos ganharam iluminação na cor amarela, alusiva à campanha. O superintendente da Sima, Frederico Lins, explicou que qualquer ação é de suma importância para mudar essa realidade. “O suicídio é a terceira causa de morte entre os 15 e 29 anos. Não podemos fechar os olhos para essa situação”.

Delza Gitaí explica que quem necessita de apoio emocional, pode procurar o CVV, através do número 188 (ligação gratuita) ou pelo site www.cvv.org.br. “A parceria com a Sima é importante neste momento, pela necessidade de conscientização da população, despertar para um problema que é de saúde pública”.

Frederico Lins concorda. “Os números são muito altos, todos devemos nos unir em torno de uma causa de tamanho valor. A prefeitura está fazendo a sua parte e a Sima continuará apoiando toda e qualquer campanha que traga benefícios a nossa cidade e a nossa população”.