Política

"Você não merece pagar pelos meus erros", diz Cabral a filho candidato

Por Uol 17/09/2018 18h06
'Você não merece pagar pelos meus erros', diz Cabral a filho candidato
"Você não merece pagar pelos meus erros", diz Cabral a filho candidato - Foto: Reprodução/Uol

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) escreveu da cadeia uma carta para o filho, o deputado federal e candidato à reeleição Marco Antônio Cabral (MDB-RJ), na qual pede desculpas e afirma que o parlamentar "não merece pagar pelos erros" do pai.

O ex-chefe do Executivo fluminense está preso desde novembro de 2016 e acumula 182 anos de prisão em condenações por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes investigados pela Operação Lava Jato.

Datado de 7 de setembro deste ano, o texto foi publicado pelo próprio Marco Antônio em uma de suas redes sociais nesta segunda-feira (17).

Cabral volta a reconhecer que "errou" --em audiências na 7ª Vara Federal Criminal, ele admite ter praticado o crime de caixa dois (uso pessoal de recursos de campanha)--, mas diz que luta na Justiça "para não ser punido pelo que não fez" --o ex-governador é acusado de cobrar e receber propina em obras do estado.

"Você não merece pagar pelos meus erros. Você fez um lindo mandato e merece a reeleição. Quem errou fui eu. E a população do Rio sabe disso", escreveu o ex-governador.

No fim da carta, Cabral diz que o filho apresentou projetos de lei de "enorme alcance social" e pede desculpas pelos "erros".

Marco Antônio, então estreante na política, foi eleito em 2014, quando seu pai já havia renunciado ao cargo de governador do RJ (o mandato iria até o final daquele ano).

No pleito deste ano, uma das principais dificuldades para os articuladores de campanha é distanciar a imagem do parlamentar em relação aos escândalos da gestão Cabral e o impacto da Lava Jato. O filho de Cabral recebeu R$ 1,5 milhão do fundo eleitoral, repassados pelo MDB, segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira.