Eleições 2018

“Mulher negra e pobre” de vídeo pró-Bolsonaro é de banco de imagens

Por Metrópoles 19/09/2018 11h11
“Mulher negra e pobre” de vídeo pró-Bolsonaro é de banco de imagens
Vídeo foi feito com gravação disponível por 79 dólares - Foto: Divulgação

Um vídeo produzido por apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) e compartilhado por familiares do candidato à Presidência da República traz o relato de uma médica negra que se diz de origem pobre e que aprendeu a lutar com as próprias forças. Até aí não há qualquer problema relacionado ao material, a não ser por ele se tratar de um vídeo feito com banco de imagens internacional, e não ter, de fato, relato de uma pessoa fã do candidato.

O vídeo, feito com legendas, traz um suposto depoimento de uma médica. As legendas dizem: “sou mulher, negra, e vinda de família pobre, mas não passei procuração para que ninguém fale em meu nome. Há muito me libertei do vitimismo”.

No entanto, trata-se de uma gravação do site Shutterstock, e não de uma eleitora do candidato do PSL. Ele pode ser adquirido em duas versões, por 65 e 79 dólares. 

Filho do presidenciável, Eduardo Bolsonaro compartilhou o material em suas redes sociais com a seguinte legenda: “Mulher negra e de família pobre. Somente a verdade nos liberta”. A reportagem tenta contato com a campanha de Jair Bolsonaro para comentar o vídeo.

Clique AQUI e assista o vídeo.