Geral

Casa de eventos onde mezanino desabou já foi bingo clandestino no ABC

Foi no local que ao menos 26 pessoas feridas neste domingo (23). Prédio está interditado e passa por perícia do Instituto de Criminalística.

Por G1 24/09/2018 16h04
Casa de eventos onde mezanino desabou já foi bingo clandestino no ABC
Bingo clandestino tinha até lanchonete - Foto: Reprodução

O prédio onde funciona a casa de eventos Bar Dançante Dom Paollo já foi um bingo clandestino chamado Las Vegas, em 2016, na rua Gertrudes de Lima, no Centro de Santo André, no ABC Paulista. Foi no local que um mezanino desabou deixando ao menos 26 pessoas feridas neste domingo (23).

O bingo clandestino foi fechado pela Polícia Militar em 21 de julho de 2016, depois de uma denúncia anônima. A casa tinha mais de 130 máquinas de caça-níquel e mesas de pôquer. Pelo menos dez pessoas foram detidas e levadas para o 1º Distrito Policial de Santo André, naquela ocasião.

O local já tinha dois mezaninos (um deles desabou), um bar no térreo e câmeras de segurança espalhadas pelo estabelecimento. O local funcionou, segundo investigações da época, por apenas dois dias.

Mezanino que desabou

Todos os feridos no desabamento do mezanino da casa de eventos Dom Paollo Bar Dançante já receberam alta. As vítimas foram levadas na tarde de domingo para dois hospitais da cidade por bombeiros e equipes do Samu.

De acordo com os bombeiros, no momento da queda era realizado um evento infantil e havia cerca de 320 pessoas no local. Crianças e adolescentes participavam de um desfile para olheiros de agências. Por volta de 17h, o mezanino inclinou e desabou.

Peritos do departamento de engenharia do Instituto de Criminalística avaliaram a estrutura do local e as partes elétrica e hidráulica. Eles verificaram um dano numa estrutura de ferro que estava enferrujada e com uma solda irregular, de acordo com o delegado que investiga o caso, Gustavo Rezende.

"Onde houve esse primeiro rompimento, que é o que o perito em tese indica como sendo o que ocasionou a queda, é um ferro que estava enferrujado e com uma solda irregular. Mas nesse primeiro momento ele não consegue dizer se foi só o peso que ocasionou a queda", afirmou.

Interdição

Após o desabamento, o prédio passou por perícia e segue interditado nesta segunda-feira (24). De acordo com os bombeiros, no momento da queda era realizado um evento infantil e estava com cerca de 320 pessoas no local. Algumas vítimas foram socorridas pelo Samu. Segundo os bombeiros, as vítimas sofreram ferimentos leves. Parte delas estavam em cima do mezanino que cedeu e parte estava na parte de baixo dessa estrutura.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santo André, o estabelecimento não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento é emitido para certificar se o prédio possuía as condições de segurança contra incêndio e pânico. O certificado é obrigatório quando a edificação, por exemplo, passa por reforma ampliação ou construção, ou sofre mudança de ocupação ou uso.

O diretor da agência Talentos Brilhantes, Flavio Marques, disse em nota que “desde o primeiro momento, estamos em contato com nossos agenciados para prestar-lhes assistência no que precisarem”.

Ele considerou “uma grande infelicidade, que graças a Deus não resultou em ferimentos graves para nenhum dos participantes”.

O G1 entrou em contato com os responsáveis pelo espaço para comentarem o ocorrido, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Em nota, a Prefeitura de Santo André disse que "o local recebia um evento organizado por uma agência de talentos. Esclarecemos que o organizador não comunicou o poder público sobre a realização do mesmo, consequentemente, o evento não possuía autorização e AVCB. O local já foi interditado. Segundo informações do proprietário do local, cerca de 320 pessoas estavam no evento. O prédio está interditado pela Defesa Civil para a realização da perícia."

Leão Lobo estava no local

O evento era organizado pela agência Telearte e com apresentação de Leão Lobo, que estava no palco do local com uma adolescente no momento do desabamento. O ator Jean Paulo Campos, conhecido pelo personagem Cirilo, da novela Carrossel, também estava no estabelecimento.

De acordo com a assessoria de Jean Paulo, ele iria cantar no evento e estava no camarim quando o mezanino desabou. Ele não se feriu e apenas ficou assustado com o ocorrido.

Ao G1, a assessoria de imprensa de Leão Lobo informou que ele era contratado pela agência como mestre de cerimônias e sempre era acompanhado pela filha neste tipo de evento. Ele não ficou ferido.