Eleições 2018

MP/AL participa de capacitação de mesários e presidentes de seções

Por Redação, com assessoria 25/09/2018 09h09
MP/AL participa de capacitação de mesários e presidentes de seções
MP/AL participa de capacitação na 15ª Zona Eleitoral - Foto: Divulgação

Durante três dias, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), representado pelo promotor de Justiça, Magno Moura, participou do treinamento dos presidentes de mesa e mesários da 15ª Zona eleitoral que atuarão no pleito do próximo dia 7 de outubro. O MPE fez as preleções necessárias, instruindo os mesários sobre a importância do trabalho voluntário a serviço da nação. O Drº Magno Moura exerce nesse pleito as funções do Ministério Público Eleitoral.

“Dentro desse processo democrático, de escolha, é necessário que tenhamos esse espírito colaborativo com o poder público, à República, para que as coisas se manifestem de forma ordeira, para que se manifeste a vontade popular, pois o Ministério Público é guardião do processo democrático, desse modo, a Instituição ministerial acredita que os convocados para o trabalho eleitoral desenvolverão um serviço a contento do que se espera, e podem sim sentirem-se livres no exercício da função e contarão com o apoio do Ministério Público Eleitoral, afirma o promotor Magno Moura.

O foco do treinamento é garantir uma boa desenvoltura dos mesários nas seções, cumprindo o papel dentro do que preconiza a Justiça Eleitoral. “O MP eleitoral funcionará como fiscal geral dessas eleições em Rio Largo, onde os trabalhos devem fluir da maneira mais altaneira, dando apoio ao trabalho correto, imparcial, comprometido com a realização do pleito. Neste dia, passaremos em todas as seções para combater quaisquer irregularidades e, também, para observar se todos os princípios legais estão sendo cumpridos pelos mesários conforme as instruções e resoluções do TSE”, ressaltou o promotor de Justiça.

Os presidentes de seções e mesários da 15ª Zona Eleitoral participaram do treinamento nos dias 17, 18 e 24 de setembro, onde, em todos os treinamentos esteve presente o Promotor de Justiça Magno Moura no exercício das funções eleitoral.

Mesários

Para o Tribunal Superior Eleitoral, a função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal dos pontos de votação durante as eleições. E, participar de uma eleição como mesário voluntário é a chance que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do país.

A nomeação dos mesários é feita pelo juiz eleitoral, e no caso da 15ª Zona Eleitoral teve o apoio do Ministério Público Eleitoral.