Política

Renan Filho está na lista de governadores fieis a Lula que podem vencer no 1° turno

Todos eles tentaram visitar o ex-presidente em Curitiba

Por 7segundos com UOL 25/09/2018 14h02
Renan Filho está na lista de governadores fieis a Lula que podem vencer no 1° turno
Haddad recebe apoio de Renan pai e Renan filho, e é chamado de 'presidente' - Foto: Assessoria

As principais pesquisas de intenções de voto mostram que Renan Filho (MDB) e mais dois candidatos ao Governo em outros estados do Nordeste devem receber a maior porcentagem de votos nas eleições. Todos eles tem algo em comum, são defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo sendo a região a mais afetada pela crise econômica desde 2015.

Segundo levantamentos mais recentes do Ibope, em ao menos cinco estados do Nordeste os governadores devem ser reeleitos já no primeiro turno. Em três deles, os líderes superam o patamar de 60% das intenções de voto - cenário que não se verifica em outas regiões do país. Em Alagoas, Renan Filho (MDB) lidera com 65% das intenções de voto sem considerar brancos e nulos. Analisando apenas os votos válidos, Renan conta com 88% das intenções de votos.

O petista Rui Costa que disputa a reeleição na Bahia, também lidera as pesquisas com folga, soma 82% dos votos válidos e venceria as eleições já no próximo dia 7. Os outros dois governadores que, segundo o Ibope, venceriam no primeiro turno são Flávio Dino (PCdoB), com 55% dos votos válidos no Maranhão, e Wellington Dias (PT), que, apesar de ter perdido 8 pontos percentuais em um mês, venceria no primeiro turno com 53% dos votos válidos, se a eleição fosse hoje. No Maranhão, brancos e nulos somam 7%; no Piauí, representam 8%.