Polícia

Casa de shows onde alagoano foi agredido emite nota sobre caso

Estabelecimento diz não ter responsabilidade sobre o ocorrido

Por 7segundos 26/09/2018 17h05
Casa de shows onde alagoano foi agredido emite nota sobre caso
Yhes Almeida - Foto: Reprodução/Facebook

Nesta quarta-feira (26), a casa de shows Caldeiras de São Paulo, onde um arquiteto alagoano e um amigo dele foram vítimas de agressão, divulgou uma nota à imprensa informando que se isenta de qualquer responsabilidade.

"Este relato expõe a Casa das Caldeiras de maneira indevida, ilegal e injusta nas mídias sociais. A Casa das Caldeiras não tem qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e por isso optamos por esclarecer a situação de forma aberta e verdadeira, como sempre fizemos", traz a nota que lamenta o ocorrido.

Ainda segundo a direção, eles não são responsáveis nem pelos fatos relatados (agressão e homofobia), tampouco pela evasão dos supostos agressores.

Leia o comunicado na íntegra:

:: COMUNICADO - CASA DAS CALDEIRAS ::

Após o evento do último domingo, dia 23 de setembro de 2018, recebemos um relato feito por Yhes Almeida conforme segue: https://www.facebook.com/yhes.almeida/posts/2045823645494832?hc_location=ufi 

Este relato expõe a Casa das Caldeiras de maneira indevida, ilegal e injusta nas mídias sociais. A Casa das Caldeiras não tem qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e por isso optamos por esclarecer a situação de forma aberta e verdadeira, como sempre fizemos.

O episódio lamentável narrado se deu apenas entre quatro frequentadores do TODODOMINGO, quando foram relatadas agressões físicas e verbais EXCLUSIVAMENTE entre estes frequentadores.

O fato aconteceu no encerramento do evento. Neste momento, em que a notícia acerca da desinteligência chegou à nossa organização, a tarefa foi acalmar os ânimos exaltados.

O Sr. Yhes entendeu por bem em chamar a polícia, o que foi feito. Tentamos conter todos os envolvidos para que aguardassem a chegada da guarnição policial, mas os dois que estavam sendo acusados de agressão e homofobia conseguiram fugir. Sobre isso, aliás, cabe um esclarecimento: a Casa das Caldeiras não poderia ter mantido estas pessoas sob sua tutela e à revelia! Esta conduta é prevista no Código Penal e chama-se "cárcere privado".

Ou seja, não somos responsáveis nem pelos fatos relatados (agressão e homofobia), tampouco pela evasão dos supostos agressores.

No entanto, de maneira leviana e precipitada, as pessoas se arvoram a produzir conteúdo difamatório e até criminoso contra a Casa das Caldeiras.

Acreditamos que estas pessoas, por desconhecer completamente a estrutura humana que faz acontecer estes eventos GRATUITOS, toda a luta, a índole e o engajamento de toda a equipe que integra a Casa das Caldeiras, acabam cometendo a injustiça de julgar sem considerar a versão da outra parte.

A Casa das Caldeiras conduz o programa TODODOMINGO desde 2008, se propõe e faz questão de abrir suas portas para a sociedade e toda a diversidade que a compõe. Desde a fundação, nossa proposta é de nos deixar afetar por todos os fatos sociais, buscando o diálogo positivo face a qualquer situação e fazendo sempre ajustes necessários para que a Casa das Caldeiras continue a ser um lugar plural, de memória e convivência coletiva independente da classe social, gênero, raça, idade, nacionalidade, direcionamento político e religioso.

Exemplo desta pluralidade está na organização conjunta de eventos dedicados ás mais diferentes linguagens, de forma gratuita, com Censura Livre, onde chegamos a receber cerca de 4.000 (no rotativo) pessoas durante às 8 horas de evento.

Em alguns destes eventos, temos o prazer de contar especialmente com o público LGBTQI e promovemos isso. Privilegiamos em nossos projetos a interação com toda a população, na tentativa de construir histórias verdadeiras que perdurem e acolham a tod@s, respeitando suas peculiaridades, promovendo a inclusão, a empatia, a humanidade e o afeto.

Nossas portas estarão sempre abertas para receber a tod@s: jovens, idosos, crianças, adultos, famílias, casais, turistas, solteir@s.... Assim, reiteramos nosso repúdio a toda e qualquer forma de discriminação ou qualquer tipo de violência, @s convidando para conhecer os nossos projetos ( http://casadascaldeiras.com.br/blog/ ). Importante salientar que muitos dos projetos de arte e cultura que acolhemos e que também propomos, tem como objetivo principal discutir, propor reflexões, trazer diálogo e conhecimento para as pessoas, afim de combater qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Seguimos sempre com um trabalho árduo e cuidadoso para entender cada situação com suas peculiaridades e, acima de tudo, atuando para que os ajustes necessários sejam feitos. Prezamos muito pela plena segurança, pelo respeito e pelo acolhimento de todas as pessoas que participam das ações realizadas em qualquer um de nossos projetos. Temos canais de comunicação abertos para receber as solicitações do público e seguimos com total disponibilidade para resolver cada situação da melhor forma possível.

No entanto, não nos manteremos inertes às ofensas e protegeremos nosso projeto, nosso nome, nossa reputação e a reputação de todos os integrantes de nossa equipe.

Não toleraremos mais inverdades e acusações desprovidas de provas. As pessoas que assim agirem, serão identificadas e processadas. Cada um tem o direito constitucional à livre manifestação, mas este direito quando excedido pode acarretar em responsabilização civil e criminal daquele que o exerceu.

Queremos continuar oferecendo programas gratuitos e democráticos, como é o caso do TODODOMINGO, mas a prosseguir com essa onda difamatória, seremos obrigados a repensar a continuidade desse programa.

Por isso, mais do que nunca, convidamos as pessoas que acreditam em nossos projetos, que se sentem acolhidas e que compartilham a mesma luta por uma sociedade mais respeitosa, a se juntar a nós para combater toda e qualquer tipo de injustiça.

Abraços e será um prazer rever vocês em breve!

Atenciosamente, 

Equipe Casa das Caldeiras