Capital

Rui Palmeira participa da abertura do 3º Festival Sabores de Alagoas

Por Secom Maceió 28/09/2018 10h10
Rui Palmeira participa da abertura do 3º Festival Sabores de Alagoas
Prefeito Rui Palmeira participa da abertura do Festival Sabores de Alagoas - Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou, na noite dessa quinta-feira, da abertura da terceira edição do Festival Sabores de Alagoas, que acontece até domingo (30), na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Prefeitura de Maceió. A maioria dos pratos é à base de frutos do mar e ingredientes da cozinha nordestina e sertaneja, e são servidos a um valor especial de R$ 15.

“Mais um importante evento apoiado pela Prefeitura de Maceió, dessa vez voltado à gastronomia. Aproveito para convidar todos os alagoanos e turistas para conhecer, participar e prestigiar a gastronomia, os expositores, produtos orgânicos, cerveja artesanal, atividades artísticas, tem muita novidade bacana. É uma programação para toda a família com comida de altíssima qualidade em um ambiente super confortável”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O festival contempla a cultura alagoana, segundo o presidente da Abrasel, Thiago Falcão. “Este ano remodelamos o festival, ampliamos o espaço e trouxemos para perto a cultura através do folclore, da música ou da literatura. Queremos celebrar este momento e o festival tem crescido e surpreendido muito, sendo um atrativo para os turistas e para a população”.

Os alagoanos e os turistas que visitarem o festival vão saborear pratos que remetem à pura gastronomia de Alagoas. Para participar do evento cada restaurante apresentou um prato com algum ingrediente da região, um critério solicitado pelos organizadores para estimular a criatividade na produção gastronômica.

Os donos dos estabelecimentos aproveitaram e inovaram nos nomes das iguarias, como ‘sururu arretado’, ‘bom que só’, ‘oxibowl’ e ‘aí eu vi vantagem’, uma linguagem tipicamente nordestina para atrair os clientes pela curiosidade dos nomes.

Para a jornalista e crítica gastronômica, Nide Lins, o festival é uma forma de valorizar a gastronomia alagoana e a cultura. “Os chefes saem da cozinha para ter um contato direto com o público, trazendo o que há de melhor da nossa terra como carne de sol, sururu, entre outras iguarias. Esse elo dos restaurantes com o público deve sempre existir”.

Nesta terceira edição a Abrasel trouxe para dentro do espaço gastronômico a arte dos artesãos do estado, unindo cultura e gastronomia nos quatro dias de evento. “É uma ação muito válida que proporciona a chance de mostrar nosso trabalho. Os maceioenses e os turistas poderão não só conhecer um pouco mais dos restaurantes do estado, como também da cultura popular de Alagoas”, destacou a artesã Vegas Leão.

“É a primeira vez que venho para Maceió e poder experimentar a culinária de vários restaurantes em um só lugar é uma experiência magnifica”, frisou o turista Arnaldo Varella.