Capital

Confira a programação de abertura do Parque do Horto no sábado (29)

Por Secom Maceió 28/09/2018 08h08
Confira a programação de abertura do Parque do Horto no sábado (29)
Nova área será aberta na sede da Superintendência do Ibama em Alagoas. - Foto: Ascom Semds

Situado na sede do Ibama, na Avenida Fernandes Lima, o Parque do Horto será aberto ao público neste sábado (29) com uma programação diversificada. Após mais de 15 anos fechada, a reserva receberá os visitantes a partir das 09 horas, quando tem início uma série de atividades programada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão da Prefeitura de Maceió que administrará o espaço em conjunto com a Superintendência do Ibama em Alagoas.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres explica que, assim como ocorre no Parque Municipal, as atividades no Horto serão gratuitas, sem inscrições prévias ou restrições de participação. “As equipes da Prefeitura e do Ibama estão nos ajustes finais para receber o público neste sábado, a partir das 09h. Sem dúvidas será um ganho importante para Maceió, que passa a contar com uma nova área de preservação ambiental onde será possível praticar esportes e apreciar belezas naturais”, diz o secretário.

A programação contará com plantio de 100 mudas no Pomar da Fauna – área que receberá árvores frutíferas, trilhas guiadas, apresentação musical, oficinas de educação ambiental e aulas de slackline, além de piquenique com food trucks variados. Os visitantes também terão acesso aos serviços de aferição de pressão arterial, da glicemia capilar e serão orientados sobre alimentação saudável por estudantes de enfermagem e nutrição da instituição de ensino superior Facima.

Para participar das atividades, a orientação aos visitantes é utilizar roupas leves, protetor solar e repelente. O espaço conta com lixeiras distribuídas pelas áreas acessíveis. O Ibama e a Prefeitura de Maceió esclarecem que, no interior do Parque, será proibido descartar resíduos pelas trilhas, consumir bebidas alcoólicas, alimentar animais ou arrancar plantas, além do acesso de veículos ser limitado – disponível apenas em casos especiais, como para o transporte de idosos, pessoas com crianças de colo ou aos visitantes com dificuldades de locomoção.

Intervenção musical

Percussão, flautas e clarinete. São com estes instrumentos musicais que Wilson Santos e Gama Junior vão buscar inspiração para realizar uma intervenção musical que dialogue com os quatro elementos da natureza e com o clima de paz e tranquilidade oferecido pelo Parque do Horto.

Sutileza, introspecção, meditação, reverência farão parte do clima que permeará a apresentação musical da dupla, repleta de mantras, vocalizes, musicas instrumentais e muitos efeitos sonoros. O repertorio contará também com músicas autorais e a com participação do jovem clarinetista Alison Lucena interpretando temas consagrados pelo grande publico.

Piquenique

Durante a abertura, o espaço para piquenique, que fica na entrada do Parque, contará com os food trucks Sucreepe (creperia e doceria), Caldinho da Chica (caldinhos e petiscos de boteco), Santa Massa (massas artesanais), Petí Gelatô Gourmet (sorvete tailandês), Hot Dog do Chef Lipe e Pakino (pizza artesanal). A participação de food trucks será programada em finais de semanas específicos, com divulgação prévia, contando com a participação de marcas diferentes.