Maceió

Guardas municipais iniciam capacitação para o porte de arma

Por 7segundos 01/10/2018 15h03
Guardas municipais iniciam capacitação para o porte de arma
Curso terá mais de 700 horas de instrução - Foto: Assessoria

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (01) a aula inaugural do Curso de Adequação Legal para Porte de Arma, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). A expectativa é de que até o início do próximo ano, 80 guardas armados estejam nas ruas da capitação auxiliando os policiais civis e militares.

O curso segue a metodologia de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e terá carga-horária de 776 horas, equivalente ao período de cinco meses. A intenção é capacitar todo o efetivo, que conta atualmente com 769 guardas.

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) chegou a ingressar com uma ação na justiça cobrando a realização do curso de formação para os guardas municipais.

Em junho deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, por meio de liminar, o uso de arma de fogo para guardas municipais de quaisquer cidades. O Estatuto de Desarmamento previa a permissão apenas para capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Para o ministro, no entanto, é "primordial" que os diversos órgãos governamentais estejam entrosados no combate à "criminalidade violenta e organizada, à impunidade e à corrupção".