Eleições

Promessas de candidatos para Maceió miram o setor de infraestrutura

Nomes que disputam o Governo apontam este como prioridade para a capital

Por Marcos Filipe Sousa 01/10/2018 16h04
Promessas de candidatos para Maceió miram o setor de infraestrutura
Centro de Maceió - Foto: Assessoria Fecomércio

Qual seria a necessidade para a vida dos maceioenses? Segundo os candidatos que disputam ao Governo de Alagoas, é o setor de Infraestrutura. Há sete dias do primeiro turno das eleições deste ano, procuramos nos projetos de cada um, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quais os planos para a cidade de Maceió.

Basile do PSOL tem propostas na área de infraestrutura que priorizam o transporte ferroviário, as ciclovias/ciclo-faixas e alternativas limpas aos veículos particulares automotores, a ampliação do saneamento básico nas áreas populares e a realocação dos recursos. Para isso, ele promete a ampliação do sistema de saneamento básico; criação de um sistema de interligação do sistema de VLT à Universidade Federal de Alagoas e ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e efetivar o Polo de Tecnologia e Informação de Maceió.

Josan Leite (PSL) também promete investimentos na mesma área. Ele promete ampliar a rede coletora de esgota de Maceió em 20%, principalmente dos bairros de Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Mangabeiras. Segundo o plano, essas teriam prioridades devido ao crescimento vertical que elevou a densidade habitacional acarretando em extravasamentos e, como consequência, poluindo as praias da capital.

No plano de governo de Renan Filho (MDB) a capital é citada 22 vezes. O atual governador pretende melhorar a infraestrutura do complexo prisional de Maceió e criar o Núcleo Ressocializador Feminino no presidio Santa Luzia. Na área de saúde, fortalecer e ampliar a prestação de serviços de saúde na Atenção Básica, construir UPAs Especialidades, para facilitar o acesso da população usuária do SUS às diversas especialidades em saúde. Na parte da infraestrutura da capital, ele quer garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana por meio da ampliação do sistema de abastecimento de água e melhoria da eficiência dos sistemas Pratagy e Catolé-Cardoso, concluir a execução das obras de esgotamento sanitário das PPPs do Tabuleiro e Farol, de modo a dobrar a capacidade atual da capital. E para o trânsito implantar os eixos viários paralelos à Av. Durval de Góes Monteiro, integrando os Eixos Cepa e Quartel à obra da Rotatória da PRF, concluir a obra do Eixo Cepa e construir alça viária interligando a Av. Leste-Oeste à Ladeira do Teobaldo. Ainda está incluso estruturar o Polo Tecnológico do Jaraguá e implantar o Mercado Público Modelo da região.

Pinto de Luna, (PROS) não tem seu Plano de Governo no site do TSE.