Meio ambiente

Biota e turistas preservam local de desova de tartarugas na Praia do Gunga

Grupos de crianças são levados para assistirem o nascimentos do filhotes de tartarugas

Por 7Segundos 03/10/2018 12h12
Biota e turistas preservam local de desova de tartarugas na Praia do Gunga
As tartarugas são uma das atrações entre as belezas do litoral alagoano - Foto: Cortesia/Biota

Um dos momentos que tem se tornando frequentes no litoral alagoano são as desovas e o nascimento de tartarugas. A ida dos animais até o mar são uma das atrações entre as belezas naturais da Praia do Gunga.

Com todo o cuidado do Instituto Biota, as tartaruguinhas são preservadas de todas as formas, desde a desova até a saída dos ovos e a ida para o mar. Mas nem sempre foi assim. Em junho de 2016, um vídeo que circulou na internet, mostrava veículos de passeio esmagando os ovos das tartarugas marinha.

As imagens dos bugs circulando em local de desova virou notícia no país inteiro. Por isso um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o comprometimento com a preservação da área foi assinado pelos proprietários dos veículos. Isso fez com que o local fosse preservado e toda a atenção ficou voltada para o local.

Hoje, muitas pessoas, depois de aproveitarem as belezas do lugar, fazem questão de assistir à caminhada pela vida dos animais. Até grupos de crianças são levadas até o Gunga para aprender desde cedo, que os animais devem ter todo o cuidado dos seres humanos.