Saúde

Prefeitura realiza Projeto de Saúde Bucal Marechal nas escola municipais

Projeto Marechal Com Sorriso Legal será uma Feira de Ciências, organizada pela Coordenação de Saúde Bucal em parceria com o Programa de Saúde nas Escolas (PSE)

Por Secom Marechal Deodoro 03/10/2018 11h11
Prefeitura realiza Projeto de Saúde Bucal Marechal nas escola municipais
Projeto Marechal Com Sorriso Legal será uma Feira de Ciências - Foto: Divulgação

Com o objetivo de abordar a importância dos cuidados com a saúde bucal, a Prefeitura de Marechal Deodoro realizará a I Feira de Ciência: Marechal Com Sorriso Legal, nas unidades educacionais do município, nos meses de outubro e novembro. O projeto foi idealizado pela Coordenação de Saúde Bucal e pelo Programa de Saúde nas Escolas (PSE), em parceria das Secretarias de Saúde e Educação.

Trabalhando com os alunos com faixa etária de 6 a 12 anos da rede municipal de Educação, o evento tem o intuito de desenvolver, de forma lúdica, diversas temáticas básicas sobre saúde bucal, com foco na prevenção da doença cárie e visando melhorar os indicadores de saúde, atingindo metas de atividades coletivas do ano de 2018.

Além dos alunos das escolas municipais, o projeto também conta com toda a equipe de Saúde Bucal do município divididos em quatro equipes. Cada equipe receberá um tema relacionado a Saúde Bucal e ficará responsável por uma turma da referida escola de seu grupo.

As equipes terão a incumbência de promover educação de maneira estimulante e criativa para que os alunos tomem consciência da importância de adquirir hábitos saudáveis e um belo sorriso.

A Feira acontece em quatro dias diferentes. No dia 15 de outubro, o projeto será realizado na Escola Manoel Messias, na Praia do Francês, envolvendo equipes de Saúde dos PSF’s do Francês, Malhadas, Denisson Amorim e Pedras. Já no dia 22, a ação será na Estiva, na sede da Escola Governador Luiz Cavalcante (Faculdade), com equipes dos postos de saúde da Vila Altina, Taperaguá e Conjunto José Dias.

Dia 29 de outubro, os alunos da Escola Municipal Prof. Eleuza Galvão Rodas, Centro, ficarão a cargo de uma equipe formada pelos agentes do PSF do Barro Vermelho, Poeira, Tuquanduba e Terra da Esperança. E para finalizar a primeira edição do projeto, no dia 05 de novembro, a feira será realizada na Escola Hamilton de Gouvêa, com as equipes das unidades de saúde da Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita.

O grupo que mais se destacar em cada unidade escolar receberá uma bonificação a ser determinada pela comissão organizadora. Já as outras equipes receberão certificados de participação do evento.