Polícia

PF apreende 435 kg de cocaína no Porto de Santos e recorde é superado em 50%

Por G1 04/10/2018 08h08
PF apreende 435 kg de cocaína no Porto de Santos e recorde é superado em 50%
Droga estava escondida em meio a sacos de polietileno em carregamento com destino a Europa. - Foto: Cortesia

Um carregamento de 435 kg de cocaína foi interceptado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (3). Ninguém foi preso. Segundo apurado pelo G1, apenas neste ano, o recorde de drogas apreendidas no complexo portuário, que era de 2017, foi superado em 50%.

A ação em conjunto entre a Receita Federal e a Polícia Federal resultou na localização do entorpecente, que foi escondido em um contêiner que tem com destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Análise de risco e imagens de escâneres ajudaram na localização.

O compartimento com sacos de polietileno foi aberto pelos agentes federais no pátio de um terminal de contêineres na Margem Direita e, dentro dele, estavam os tabletes da droga distribuídos pela carga lícita. A caixa metálica estava pronta para ser embarcada em um navio.

Segundo as equipes, trata-se da técnica criminosa conhecida como "rip-on/rip-off", que consiste em esconder a carga ilícita em meio a um carregamento legal e declarado com o objetivo de despistar a fiscalização alfandegária. A suspeita é que droga abasteceria o mercado europeu.

Até a apreensão registrada nesta quarta-feira, foram localizados 17.217 kg da droga no Porto de Santos. A quantidade supera as apreensões de 2017 (11.539 kg) e 2016 (10.622 kg), conforme informações oficiais divulgadas pela Receita Federal e pela Polícia Federal.