Eleições

Municípios alagoanos recebem reforço policial na reta final das eleições

Por Redação, com assessoria 04/10/2018 11h11
Municípios alagoanos recebem reforço policial na reta final das eleições
Polícia Militar de Alagoas - Foto: Assessoria

Batalha, Major Isidoro e Craíbas foram os municípios contemplados com o reforço no policiamento na reta final do pleito eleitoral deste ano. Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da Polícia Civil, se deslocaram na tarde de quarta-feira (3) e devem permanecer até a próxima segunda-feira (8).

O restante da tropa realizará o embarque para os municípios do interior do Estado no sábado (6), a partir das 6h. A Polícia Militar designou mais de 4 mil militares para atuarem reforçando o policiamento no Estado. Já a Polícia Civil colocou à disposição cerca de 1.200, entre delegados, escrivães e agentes de polícia.

Já o Corpo de Bombeiros atuará com mais de 200 integrantes e o Grupamento Aéreo dará apoio em todo Estado. 

Polícia Militar

A Polícia Militar empregará 1.796 militares, para realizar o policiamento nos 11 municípios integrantes da Região Metropolitana de Maceió e 2.711 policiais em 91 municípios do interior. 

A partir das 6h do sábado, 22 oficiais, 131 praças e 400 alunos do Curso de Formação de Praças da PM, além de 200 alunos dos cursos de formação do Corpo de Bombeiro realizarão o serviço de Guarda Urna em Maceió e região. Já no domingo (7), a PM estará efetuando rondas a pé e motorizadas nos locais de votação e suas redondezas, com o apoio do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública. Serão empregadas 147 viaturas.

No interior, o esquema de segurança será dividido em três regiões com 11 áreas e 26 subáreas. Serão empregadas 258 viaturas, sendo que destas 85 são do reforço policial. As cidades contarão com policiamento a pé, motorizado e aéreo. Cada local de votação contará, no mínimo, com o apoio de dois PMs.

Além das tropas especializadas do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), COPES e BPRv, que já existem no interior, Batalha, Major Isidoro e Craíbas contarão com o apoio do Bope. 

Polícia Civil 

Ao todo, entre delegados, agentes e escrivães, serão mobilizados cerca de 1.200 servidores e empregadas 325 viaturas da Polícia Civil. Nas unidades policiais pertencentes à Grande Maceió e delegacias distritais e regionais do interior do Estado, os plantões terão início às 18h do sábado (6) até o término das eleições no domingo (7).

Em todos os municípios, haverá equipes de plantão compostas por um delegado, um escrivão, um chefe de operações e, pelo menos, mais cinco policiais.

Os plantões das equipes do Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais ( Tigre), acompanhados de um delegado da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) estarão realizando operações nos municípios de Batalha, Major Isidoro e Craíbas, sendo o trabalho só encerrando com o fim do pleito eleitoral.

A Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), o Núcleo de Inteligência da Delegacia Geral (Asfixia, NI) e o Grupo de Investigação da Delegacia Geral (GIDG (GIDG), também atuarão no dia da eleição.

Os plantões, durante o pleito eleitoral na Capital, serão realizados na Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro, e na Delegacia de Homicídios, com exceção dos crimes eleitorais das 33ª e 54ª Zonas, que serão lavrados na sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Cargas (DRFVC), localizada no bairro Cleto Marques Luz.

A Central de Flagrantes e a Homicídios permanecerão conforme a escala ordinária, devendo a autoridade policial estar acompanhada da respectiva equipe plantonista. o dia da eleição, todas as ocorrências policiais da Capital serão registradas na Central de Flagrantes I.

Os gerentes de Polícia Judiciárias das áreas 1, 2, 3 e 4, e suas equipes supervisionarão os trabalhos desenvolvidos em suas respectivas competências administrativas.

O planejamento operacional elaborado pela PC permitirá que todos os municípios do Estado tenham uma equipe da Polícia Civil trabalhando no pleito eleitoral. Para isso, a direção da instituição suspendeu as férias de agentes, escrivães e delegados, preocupada em garantir o maior número de policiais nas delegacias de Maceió e de todas as cidades do interior de Alagoas.