Geral

Rui Palmeira inaugura revitalização de trecho do Corredor Vera Arruda

Por Secom Maceió 04/10/2018 12h12
Rui Palmeira inaugura revitalização de trecho do Corredor Vera Arruda
Prefeito Rui Palmeira entrega revitalização do trecho 3 do Corredor Vera Arruda - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira entregou, nesta quinta-feira (4), a revitalização do trecho três do Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca. As obras, que garantem uma área adequada para o lazer da população, foram viabilizadas pela Prefeitura de Maceió, por meio do Programa de Adoção de Áreas Públicas. Além de ser responsável por boa parte da requalificação, a empresa R Pontes também fará a manutenção do novo espaço pelos próximos três anos.

“É mais um trecho do Corredor Vera Arruda sendo entregue à população de Maceió. Ficou uma área muito bonita. Eu quero agradecer a parceria com a iniciativa privada. A construtora R Pontes foi a responsável por essa construção. Tenho certeza que será um local frequentado por todos os maceioenses. Temos buscado parcerias para levar mais ações como essas para outros pontos da cidade. Deste modo, a gente espera entregar mais espaços públicos até o fim do ano”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O projeto de revitalização contempla uma área 5.700m² com melhorias em todo o passeio público, adequações na infraestrutura, ciclovia, instalação de novos bancos, luminárias em LED, áreas para esporte e lazer, além de um novo projeto paisagístico e de jardinagem.

O gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli, afirma que as obras de requalificação trazem um novo aspecto para vários pontos da cidade. Ele exaltou também o sucesso de adoção de Áreas Públicas. “Esse local aqui servia de descarte, de entulho, onde tinham muitos carros abandonados. Hoje é um espaço revitalizado para toda essa comunidade. Aqui a gente tem uma área para as crianças, para a prática de esportes e para quem deseja passear com os pets. Essas ações são muito importantes porque tiram as pessoas de dentro de casa e incentivam a ocupação de espaços públicos”, enfatizou.

O programa de Adoção de Espaços Públicos, administrado pela Semds, foi criado pela Prefeitura de Maceió em 2013. O objetivo é fomentar investimentos de empresas privadas em áreas públicas da capital.

Em relação ao Vera Arruda, a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) participou da obra com a instalação de 44 luminárias em LED e 20 postes, totalizando um investimento de R$ 236 mil em recursos próprios do Município. “Mais uma obra de grande importância para a cidade. É uma área de lazer que pode ser frequentada inclusive à noite.”, frisou o gestor da pasta, Frederico Lins.

O diretor-presidente da construtora R Pontes, Roberto Pontes, disse que a empresa tem buscado contribuir com o poder público. “A gente já tinha uma parceria com o Município no bairro da Gruta. Inclusive a relação com a comunidade tem ajudado no sucesso dessa empreitada. Todos ganham com essa ação de revitalizar espaços públicos. Seria interessante que outras empresas também abraçassem essa iniciativa”, recomendou.

Os moradores da região aprovaram as melhorias realizadas no local. A dona Maria Nazaré agradeceu o trabalho conjunto da Prefeitura e da iniciativa privada. “A obra ficou maravilhosa. As crianças estão adorando. É um espaço para todos conviverem. Dá para caminhar, conversar. Eu estava acompanhando as obras e ficava ansiosa para a inauguração”, comemorou.

Quem se interessar em adotar algum espaço público pode obter mais informações por meio do site “Adote uma Área Pública“.