Alagoas

Ministério Público Eleitoral indica remoção de imagens de Lula como candidato de veículos

As imagens precisam ser removidas ou condutores responderão por crime eleitoral

Por Gabriely Castelo Branco com 7Segundos 04/10/2018 16h04
Ministério Público Eleitoral indica remoção de imagens de Lula como candidato de veículos
Ilustração - Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público Eleitoral expediu consignou uma indicação à Polícia Rodoviária Federal de Alagoas e também ao comando do Policiamento Rodoviário do Estado para que interpelem os veículos que tenham propaganda eleitoral, nesse caso adesivos, do ex-presidente Lula como candidato à Presidência da República. Essa propaganda é avaliada como sendo ilegal e pode caracterizar ilícito eleitoral.

A recomendação tem como base a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o pedido da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de Presidente da República nas Eleições de 2018, qualquer ato de campanha que apresente Lula como candidato foi proibido. A recomendação foi formulada por Raquel Teixeira, atual procuradora regional eleitoral de Alagoas.

O TSE concedeu o pedido do Ministério Público Eleitoral, autorizou a remoção e eliminação de todo material de campanha que possua referência à candidatura de Lula à presidência da República, em razão da manutenção das propagandas eleitorais da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/Pros).

 

Recomendação 

De acordo com as orientações constantes no procedimento, os policiais devem solicitar aos condutores a imediata remoção da propaganda, sob pena de – além de ter o adesivo removido e apreendido pelos policiais – o proprietário se tornar alvo de um registro de ocorrência, a ser remetido para providências do Ministério Público Eleitoral, que pode enquadrar o dono ou o condutor do veículo nos crimes previstos no Código Eleitoral.

O MP esclarece, porém, que não está proibido o material de propaganda que apresente o ex-presidente apenas na condição de apoiador, como nos casos em que se utilizam do slogan “Haddad é Lula”, ou nas situações em que aparece apenas a fotografia de Lula ao lado de candidatos das coligações integradas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).