Eleições 2018

[Vídeo] Maceió amanhece tomada por “santinhos” de candidatos

O 7Segundos esteve no entorno do Cepa e constatou diversos santinhos jogados nas ruas

Por 7Segundos 07/10/2018 07h07
[Vídeo] Maceió amanhece tomada por “santinhos” de candidatos
Maceió amanhece tomada de santinhos - Foto: Ricardo Alexandre/ 7Segundos

A capital alagoana amanheceu tomada por santinhos de políticos, na manhã deste domingo (7), dia de eleições. No entorno do maior colégio eleitoral de Maceió, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), localizado na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, centenas de materiais de campanha foram despejados próximos aos locais de votação.

7Segundos esteve no Centro Educacional, por volta das 7h e também constatou dezenas eleitores chegando aos locais de votação. Na Escola Estadual Professor Silveira Camerino, eleitores começam a formar filas, a fim de evitar superlotação. As sessões eleitorais estarão abertas das 8h até às 17h. Para votar é necessário levar um documento com foto.

Responsável pela limpeza, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) montou uma força-tarefa para manter a cidade limpa. Além de poluir as ruas, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a conduta é caracterizada como crime eleitoral. De acordo com o artigo 14, § 7º, Resolução 23.551/2017, o derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular.

O infrator fica sujeito à multa no valor de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00 por cada ato de propaganda, além de obrigado à restauração (art. 37, § 1º, Lei 9.504/97). Se configurado o crime de boca de urna (dia da eleição), sujeita-se à detenção de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa no valor de 5 mil a 15 mil (art. 39, § 5º, III, Lei 9.504/97).