Política

Renan Filho entra na lista dos governadores eleitos que enfrentou oposição do prefeito na capitais

Situação semelhante ocorreu em outros sete estados

Por Marcos Filipe Sousa com O Globo 09/10/2018 15h03
Renan Filho entra na lista dos governadores eleitos que enfrentou oposição do prefeito na capitais
Renan Filho foi eleito com quase 80% dos votos válidos - Foto: Assessoria

Renan Filho (MDB) entrou no seleto grupo de governadores que conseguiram vitória nas eleições deste domingo (07) sem o apoio do prefeito da capital. Dos 13 governadores vitoriosos, oito foram concorrentes diretos de um candidato aliado à prefeitura da principal cidade dos seus estados. 

A oposição vinda do PSDB de Rui Palmeira, veio com o nome de Fernando Collor (PTC) para enfrentar o atual governador. No meio da campanha, o senador alagoano desistiu e surgiu o nome de Pinto de Luna do PROS que ficou na terceira colocação com 7,31% dos votos. Renan Filho venceu com 77,3%, o que representa mais de 1 milhão de eleitores.

O quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia, reelegeu Rui Costa (PT) com 75% dos votos, adversário do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), que apoiou o correligionário José Ronaldo.

No Paraná, o prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) fez discursos de apoio a Cida Borghetti (PP), que tentava a reeleição contra Ratinho Junior (PSD), o primeiro governador eleito no domingo (07) no primeiro turno.

Em Goiânia deu a Ronaldo Caiado (DEM), que era adversário de Daniel Vilela (MDB), mesmo partido do prefeito Iris Rezende. Em João Pessoa, o candidato derrotado ao governo da Paraíba é irmão do prefeito Luciano Cartaxo (PV).

O governador reeleito Mauro Carlesse (PHS) ficou com 41% dos votos em Palmas (57% em todo o estado), contra 39% de Amastha, que era apoiado pela prefeita Cinthia Ribeiro.