Mundo

Flórida aguarda impacto de furacão gigantesco

Por ISTOÉ 10/10/2018 18h06
Flórida aguarda impacto de furacão gigantesco
Imagem de satélite que mostra o avanço de Michael, ainda como tormenta tropical, sobre o Golfo do México, nos Estados Unidos, em 8 de outubro de 2018 - Foto: NOAA/RAMMB/AFP

O norte da Flórida se preparava nesta terça-feira para o enorme furacão Michael, que chegará nesta quarta-feira ao sudeste americano com ventos de categoria 3.

O furacão, que subiu para a categoria 3 na escala Saffir Simpson (1 a 5) na tarde dessa terça, tem agora ventos firmes de até 195 km/h e deve ganhar ainda mais força, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O último boletim do NHC, às 24H00 GMT (21H00 Brasília), adverte que Michael deve se aproximar da categoria 4 – com ventos a partir de 209 km/h – antes de tocar a terra na costa da Flórida, provocando até 30 cm de chuvas até sexta-feira.

Depois vai enfraquecer enquanto entra pelo sudeste americano, para a Geórgia e as Carolinas.

O furacão está no momento a 410 km de Panama City, na Flórida, se deslocando para o norte a 19 km/h.

Michael poderá ser “a tormenta mais devastadora a atingir a Flórida em décadas”, advertiu o governador Rick Scott.

“O tempo para se preparar está acabando”, escreveu Rick Scott. “Esta é uma situação séria de risco de vida, não assuma nenhum risco. Se disserem para evacuar, evacue”.

Nesta terça-feira, o presidente Donald Trump declarou o estado de emergência na Flórida, o que permite a liberação de verbas federais.

A Flórida e o estado vizinho do Alabama já haviam declarado o estado de emergência e as áreas costeiras na zona de impacto estão sob ordens de evacuação obrigatória. De acordo com a rede ABC, isso afeta ao menos 120.000 pessoas.