Tecnologia

Horário de verão adiado afeta iPhone e Android

A reclamação foi em sua maioria com usuários da operadora TIM

Por Techtudo 15/10/2018 12h12
Horário de verão adiado afeta iPhone e Android
Na internet, o assunto dominou as pesquisas no Google - Foto: Ilustração

Usuários de iPhone e Android acordaram mais cedo nesta segunda-feira (15). O motivo foi que os smarthphones adiataram sozinhos a hora. A falha que deixou o relógio adiantado sozinho no celular, de forma automática – como se tivesse entrado no horário de verão antes da hora, ocorreu, em sua maioria, com clientes da operadora TIM.

O dia de hoje coincide com a data em que o horário de verão entrou em vigor no ano passado, em 15 de outubro de 2017. Em 2018, porém, a mudança ocorrerá em 18 de novembro, conforme cronograma do governo.

Ao TechTudo, a TIM explica que está apurando as causas da falha e reforça que "o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes". Apple e Google não se manifestaram sobre a questão.

Os primeiros relatos de que o problema foi corrigido surgiram nas redes sociais a partir das 9h.

Na internet, o assunto dominou as pesquisas no Google. Usuários tentavam saber informações sobre o horário de verão em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Também buscavam explicações sobre como o iPhone atualiza sozinho a data e hora.

A reportagem entrou em contato com o SAC da TIM, operadora com 56,2 milhões de clientes no país, segundo dados da Anatel sobre o setor de telefonia móvel. Por telefone, funcionários disseram que a pane não tem relação com a operadora.

Posicionamento da TIM

“A TIM informa que já identificou o cenário e está apurando as causas. A empresa reforça que o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes. Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas pelo transtorno e informamos que estamos trabalhando para solucionar o problema.”