Serviços

Atendimento gratuito a crianças com deformidade no lábio vai até o dia 19

O tratamento ocorrerá durante e depois da 4ª Semana Nacional de Fissuras lábio Palatinas

Por 7Segundos, com assessoria 16/10/2018 10h10
Atendimento gratuito a crianças com deformidade no lábio vai até o dia 19
A cada 600 alagoanos nascidos até 2016, pelo menos 1 é acometido por fissura lábio palatina, segundo IBGE - Foto: Reprodução

A cada 600 alagoanos nascidos até 2016, pelo menos 1 é acometido por fissura lábio palatina de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma média de 80 crianças por ano nascem no estado com esta deformidade.

Nesta semana, de 15 a 19 de outubro, será promovida a 4ª Semana Nacional de Fissuras lábio Palatinas.

O movimento ocorre em toda América Latina operando gratuitamente crianças acometidas e visa esclarecer, divulgar a comunidade para ajudar crianças ao tratamento, totalmente gratuito, por meio destes agentes.

O cirurgião plástico Lourival Cezar de Oliveira, em parceria com a ONG SMILE Train, fará um programa cirúrgico exclusivo esta semana para estes casos, mas o  atendimento continuará após este período.

"Essas crianças têm prioridade número um no meu consultório", afirma o cirurgião.

Os atendimentos são gratuitos, sem necessidade de agendamento prévio, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, no Centro Médico do Hospital do Açúcar, no bairro do Farol.

"Este atendimento é ininterrupto, acontecendo antes, durante e depois desta semana. Qualquer pessoa com fenda lábio ou palato está contemplada neste atendimento", esclarece o médico.

De acordo com o cirurgião, apenas metade deste número consegue ser operado, fazendo com que estas pessoas carreguem este problema por toda a vida.

Um dos principais motivos é a falta de informações sobre a acessibilidade ao tratamento.

Os promotores da ação, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, solicitam a parceria das secretarias municipais de saúde na mobilização, identificação e encaminhamento destes pacientes para o tratamento.