Meio ambiente

PRF prende homem por crime ambiental, na BR 101

Os agente abordaram o veículo e identificaram três pássaros silvestres engaiolados

Por 7Segundos, com assessoria 16/10/2018 11h11
PRF prende homem por crime ambiental, na BR 101
Os pássaros era da espécie Papa-capim - Foto: Cortesia/PRF

No início da noite de segunda-feira (15), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram e prenderam um motorista por crime ambiental, em frente a Unidade Operacional de Polícia (UOP) da PRF, em São Miguel dos Campos. Ele transportava no veículo três pássaros silvestres

Os agentes federais fiscalizavam a BR-101, e abordaram um VW/Polo, de cor branca.  Eles perceberam que no banco de trás do veículo havia duas gaiolas com pássaros presos. Eram três pássaros da espécie Papa-capim, mantidos em cativeiro sem qualquer tipo de autorização para o transporte.

Questionado pelos policiais, o motorista de 35 anos afirmou que apanhou os animais na cidade de Conceição do Jacuípe, na Bahia e os levaria para Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Segundo ele, não havia interesse comercial na captura e os pássaros seriam criados por ele.

O motorista e as aves foram encaminhados para a Polícia Civil (PC) de São Miguel dos Campos onde medidas cabíveis foram tomadas.

De acordo com a lei ambiental nº 9.605/29, é proibido matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização.